segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Metalúrgicos param hoje no Vale do Paraíba

Aline Bronzati

Os metalúrgicos das fábricas de São José dos Campos e região do Vale do Paraíba iniciarão hoje uma greve de uma semana. A decisão foi tomada em assembleia geral, na qual os trabalhadores rejeitaram as propostas patronais apresentadas.

De acordo com o sindicato, embora os "setores tenham avançado nas propostas, as conversas não foram ao encontro das reivindicações da categoria". O segmento de autopeças pede aumento de 9,55% (inflação mais 2% de aumento real), enquanto as áreas de Fundição, Estamparia, Trefilação, Refrigeração e Laminação solicitaram 9,50% (inflação mais 1,9% de aumento real) e Eletroeletrônicos e máquinas, 9,25% (inflação mais 1,7% de aumento real).

Somente na TI Automotive, do setor de autopeças, houve um consenso entre trabalhadores e empregador. Com a pressão da greve iniciada pelos trabalhadores na última quinta-feira, a companhia propôs 10,3% de reajuste salarial, sendo inflação mais 2,7% de aumento real, mais um abono de R$ 2.200. Os metalúrgicos também conseguiram 90 dias de estabilidade e direito a eleger um delegado sindical.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, na semana passada trabalhadores de 24 fábricas da região fizeram paralisações. Luiz Carlos Prates, secretário-geral do sindicato, adianta que o movimento da semana passada foi só o começo.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: