sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Funcionários da Petrobras fazem 'operação tartaruga' em refinaria

CURITIBA - Os funcionários da refinaria da Petrobras em Araucária, na região metropolitana de Curitiba (PR), realizam uma "operação tartaruga" em protesto contra a falta de segurança no local. Para os trabalhadores, existe deficit de cerca de 400 funcionários na Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), que seriam necessários para garantir as condições adequadas de segurança no trabalho.

Atualmente, cerca de mil pessoas trabalham na refinaria. "Não podemos concordar com o crescimento a qualquer custo, que é o que a Petrobras faz", afirma o presidente do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina), Silvaney Bernardi. "O ritmo de produtividade está alucinante, e os cuidados que são necessários não estão sendo cumpridos." De acordo com a Petrobras, a mobilização não afetou a produção da Repar.

A Petrobras afirma que as negociações sobre o aumento do efetivo foram retomadas nesta semana. Sobre os riscos relatados pelo sindicato, a empresa diz que a segurança dos trabalhadores "é uma preocupação diária" e que "investe fortemente" na prevenção de acidentes.

FONTE: FOLHA S. PAULO

Nenhum comentário: