segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Focus: mercado amplia projeção de inflação pelo IPCA para 6,38% no ano

Bruno De Vizia

SÃO PAULO - O mercado ampliou pela segunda terceira semana consecutiva a projeção de inflação para este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), prevendo avanço de 6,38%, segundo estimativa do boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado hoje. Na leitura da semana passada o levantamento apontava inflação de 6,31% para 2011.

A atual projeção subiu a expectativa de inflação para 2012 para 5,32%, vindo de 5,20% na semana passada. O mesmo movimento foi verificado nas projeções de inflação pelo IPCA para os próximos 12 meses, que aumentaram para 5,53%, após previsão de 5,47% na semana passada.

Já para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGPM), a mediana das projeções em igual intervalo aponta para 5,24%, o que representa a quinta queda consecutiva das expectativas para este índice, que indicavam 5,26% há uma semana.

As expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe) nos próximos 12 meses subiram, com projeção para 5,16%. No boletim anterior a expectativa para o indicador era de crescimento de 5,10% neste ano.

No mesmo período de análise, a mediana dos analistas consultados pelo BC registrou redução na previsão para crescimento do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) para 5,31%, o que representa a quarta queda consecutiva para o indicador, que projetava crescimento de 5,33% na leitura anterior.

FONTE: VALOR ONLINE

Nenhum comentário: