sábado, 17 de setembro de 2011

Em julgamento, greve do Maracanã é considerada abusiva

Rio - Após 16 dias de paralisação, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) declarou, nesta sexta-feira, abusiva a greve dos operários que atuam na reforma do Maracanã. Com a decisão, os trabalhadores que não retornarem às atividades na segunda-feira podem ser demitidos por justa causa. Também nesta sexta, funcionários que modernizam o Mineirão, em Belo Horizonte, retomaram greve, apesar da visita da presidenta Dilma Rousseff ao estádio, a mil dias da Copa no Brasil.

No Rio, o Consórcio Maracanã, formado pelas empresas Delta, Odebrecht e Andrade Gutierrez, afirmou que descontará do salário dos operários os dias não trabalhados. Apesar disso, os funcionários só vão decidir pelo fim da paralisação em assembleia, às 7h de segunda, em frente ao estádio, e afirmam que exigirão salário integral.

O TRT considerou, entre outras coisas, que já estava em vigor um acordo coletivo entre trabalhadores e consórcio após uma primeira paralisação, em agosto, no qual o Consórcio concedeu aumento da cesta básica de R$ 110 para R$ 160, plano de saúde e abono dos três dias de greve.

Dessa vez, em greve desde o dia 1º, os operários alegavam, entre outras queixas, que a empresa servia comida estragada. Antes do julgamento, 150 operários fizeram manifestação na porta do TRT. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção Pesada do Rio, Nilson Duarte, afirmou que apoia a volta ao trabalho e tentará negociação: “Só não vamos admitir desconto no contracheque”. O consórcio diz que atuará com base no julgamento do TRT.

A mil dias da Copa de 2014

A mil dias da Copa de 2014, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Orlando Silva, visitaram ontem o Mineirão, em Belo Horizonte. A reforma do estádio para o Mundial também passou ontem por paralisação de operários. Mas o governador mineiro, Antonio Anastasia, disse que as obras estão “rigorosamente no prazo”. Ao lado de Pelé, embaixador honorário da Copa, Dilma lembrou que ambos são mineiros e que Pelé é especialista em mil, já que fez 1.280 gols na carreira.

FONTE: O DIA

Nenhum comentário: