segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bancários entram em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã

Embraer pode parar de novo e permanece o impasse nos Correios

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Sem receber uma nova proposta durante o fim de semana, os bancários de todo o país marcaram greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 12,8% (inflação mais aumento real de 5%), mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 8%, o que significa 0,56% de aumento real.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Carlos Cordeiro, disse que o índice é insuficiente e não se justifica frente aos lucros recordes dos bancos. Hoje à noite, haverá uma nova assembleia para planejar a paralisação nos estados.

Os trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo, também ameaçam cruzar os braços. Após paralisação de 24 horas na última quinta-feira na sede da empresa, prometem parar nesta semana outras duas unidades na cidade.

A greve dos funcionários dos Correios, iniciada em 14 de setembro, pelas últimas negociações, parece estar longe de terminar. Há adesão dos 35 sindicatos, e a entrega de correspondência ficou comprometida. A ECT divulgou que vai contratar cerca de seis mil pessoas para substituir os grevistas.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: