quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Economia brasileira tem 1ª retração desde dezembro de 2008


Gabriela Valente
BRASÍLIA. Ao contrário do que previam os analistas, a economia brasileira não apenas desacelerou, mas encolheu em junho. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) - que tenta antecipar as variações do Produto Interno Bruto (PIB) e ajuda a calibrar a política de combate à inflação - registrou recuo de 0,26% sobre maio, a primeira queda mensal desde dezembro de 2008.

- A economia está desacelerando e não dando marcha a ré - afirmou o professor de Economia da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite. - Um mês só é insuficiente para saber (a magnitude do tombo).

O professor admitiu, no entanto, que o esfriamento da economia foi bem mais forte do que o esperado:

- Talvez não se esperasse uma queda. Se isso se repetir, é mais grave, mas acho que não vai acontecer, porque é um dado pontual e não uma tendência.

Segundo o BC, o crescimento do Brasil desacelerou bastante no segundo trimestre de forma geral. A expansão da economia foi de 0,69%, bem menor que a de janeiro-março, que foi de 1,37% frente ao trimestre anterior.

Para Leite, o dado de ontem é a confirmação de que BC terminou o período de alta da Taxa Selic, que começou em janeiro. Hoje, a Selic está em 12,5% ao ano. Mas ele acha que ainda é cedo para falar em cortes dos juros, por causa do cenário global turbulento.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: