sábado, 6 de agosto de 2011

Contrariando antiga posição, PT agora aprova liberdade de expressão

Texto preliminar elaborado pelos dirigentes petistas e divulgado ontem pede também a abertura dos arquivos da ditadura 

PT aprova defesa da liberdade de expressão


Chico Otávio e Tatiana Farah

RIO - A Executiva Nacional do PT aprovou nesta sexta-feira no Rio resolução defendendo a ampliação da liberdade de expressão no país, numa posição contrária à que o partido tinha no passado, quando chegou a propor o "controle social" da mídia. Texto preliminar elaborado pelos dirigentes petistas e divulgado nesta sexta-feira pede também a abertura dos arquivos da ditadura. Sobre a liberdade de expressão e imprensa, o texto petista trata do "novo marco regulatório dos meios de comunicação", defendendo a posição de "garantir e ampliar as possibilidades de livre expressão do pensamento, repudiar e impedir qualquer tipo de censura e garantir o amplo acesso da população a todos os meios, sobretudo os mais modernos, como a internet".

O Diretório também aprovou o projeto de reforma política apresentado pelo relator da matéria na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), que veta as doações diretas a partidos e candidatos e cria o financiamento público exclusivo das eleições. O projeto prevê que empresas privadas e estatais doem recursos para um fundo nacional gerido pela Justiça Eleitoral, que também terá financiamento da União.

Nos dois dias de encontro no Rio, os petistas mostraram tranquilidade, apesar da crise no Ministério dos Transportes e da queda do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Os petistas deixaram para o encontro nacional do partido, em setembro, a decisão sobre as estratégias eleitorais do próximo ano.

No documento, o partido afirma que o grande desafio do governo é corte da taxa de juros e pede mais interação entre a Presidência e os movimentos sociais. O lançamento do programa de indústria do governo, que não contou com a participação das centrais sindicais, deixou sindicalistas ressentidos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: