sexta-feira, 8 de julho de 2011

Transportes de valores :: Roberto Freire

Não há dúvida de que é muita crise para pouco governo, como diz Dora Kramer. Mal chegamos a seis meses de mandato e dois ministros já caíram por escândalos de corrupção. A presidente Dilma Rousseff poderia dizer, a seu favor, que lhe sobrou uma "herança maldita", tanto na área econômica, com o exagero nos gastos públicos feitos pelo governo Lula, quanto na composição imposta dos componentes da administração, não fosse ela corresponsável e legítima herdeira do arranjo montado pelo ex-presidente.

O desfecho não poderia ser outro. O então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, legado do governo anterior, não mudou suas práticas porque o país trocou de presidente. Como lemos em matéria da revista Veja, o ministério, o Dnit e a Valec eram balcões de negociação de propinas em troca de sucesso em licitações.

O esquema garantia o superfaturamento e fazia vistas grossas a aditivos que elevavam indefinidamente os preços das obras públicas.

Além dos negócios nebulosos do ex-ministro Nascimento, e do fabuloso enriquecimento de seu filho que aumentou seu patrimônio em nada menos que 86.500% em dois anos, temos, mais uma vez, a ação desinibida do deputado Valdemar Costa Neto, secretário-geral do Partido da República/PR, que despachava dentro do ministério e comandava reuniões com empreiteiros e representantes de consultorias. Para que elas conseguissem obras, tinham de pagar 4% e 5% respectivamente ao PR, afirma a mesma matéria.

Costa Neto, experiente na "formação de sofisticadas organizações" (ele renunciou ao mandato para não ser cassado por causa do mensalão do PT), era quem consolava o ex-ministro Alfredo Nascimento após a demissão, dizendo que era só mais uma crise e que, como passou o mensalão petista, passaria a do PR, partido que continuará a comandar o ministério. E cujo ministro, é quase certo, não será o da escolha da presidente, assim como não era Nascimento. Dilma preferia Paulo Sérgio Passos, secretário-geral doministério, que ocupou a pasta interinamente enquanto Nascimento disputava o governo do Amazonas. e que como bom lulodilmista nada sabia. Passos, noviço no PR, está no lugar do ministro, mas o partido ameaça se rebelar se não puder impor o nome de sua escolha. Mais uma vez, a presidente é refém de sua base aliada. No meio do escândalo todo, o presidente do Dnit, Luiz Antônio Pagot, desafiou a presidente, que determinou sua demissão, junto com o chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa, e José Francisco Neves, da Valec. Esperto, e auxiliado de perto por Gilberto Carvalho, Pagot pediu férias para esperar o caso esfriar e voltar à cadeira.

A Esplanada dos Ministérios ainda não está em paz. Afora os expurgados, mais dois ministros devem explicações à Justiça e à sociedade. São eles Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e Ideli Salvati, das Relações Institucionais. Ambos foram acusados pelo "aloprado" Expedito Veloso de serem mandantes da operação de compra de um dossiê falso contra o então candidato ao governo de São Paulo José Serra, do PSDB.

Como legatária de um Lulismo-sem-Lula, Dilma não tem conseguido sucesso na estabilização política do governo, que cada vez mais expõe a fragilidade de uma ampla base de governo construída sob o fisiologismo e a privatização partidária do estado, com o evidente prejuízo para a população.

Roberto Freire, deputado federal e presidente do PPS

FONTE: BRASIL ECONÔMICO

Nenhum comentário: