terça-feira, 5 de julho de 2011

Rivais pedem apuração de ida de Cabral às Bahamas

Infraero mostra que avião de Eike foi ao local na mesma época da viagem

Família do governador é suspeita de ter viajado ao arquipélago em jato do empresário, que tem contratos com o Estado

Gustavo Alves

Adversários do governador do Rio, Sérgio Cabral, querem que seja investigado se ele voou no jato do empresário Eike Batista para a capital das Bahamas, com escala em Manaus, em dezembro. Dados da Infraero mostram que um avião de Eike esteve no local no fim de 2010.

O episódio foi narrado semana passada na rádio BandNews e descrito ontem na coluna do jornalista Ricardo Noblat em "O Globo".

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) entrou ontem com representação no Ministério Público Federal pedindo a apuração do caso.

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) pediu no dia 30 à Secretaria de Aviação Civil informações sobre os voos que transportaram Cabral desde 2006.

Documento da Infraero ao qual a Folha teve acesso confirma que a aeronave de prefixo PR-AVX, da AVX Táxi Aéreo, passou pelos aeroportos de Nassau e Manaus nos dias 4, 5, 8 e 12 de dezembro. A AVX pertence a Eike.

Freixo e Garotinho querem saber se o avião transportou Cabral, a primeira-dama Adriana Ancelmo e dois filhos, além da mulher do empresário Fernando Cavendish, Jordana, e seu filho, com as babás das crianças.

Eike, Cavendish e Cabral não quiseram se pronunciar. "O governador falou à [rádio] CBN, quando declarou a decisão de rever a conduta", afirmou a coordenação de comunicação do Estado.

CÓDIGO DE CONDUTA

O governo do Rio publica hoje, no "Diário Oficial", decreto que institui o "Código de Conduta da Alta Administração Estadual".

O código proíbe o governador e ocupantes de cargos de chefia de receberem quaisquer favores. O desrespeito às normas do código pode ser punido por "censura ética", exoneração do cargo em comissão ou dispensa da função de confiança.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: