sexta-feira, 15 de julho de 2011

'O patrocinador é o dinheiro público'

Congresso da UNE tem função pública, justifica o presidente da entidade

Demétrio Weber

GOIÂNIA. O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, rebateu as críticas de que a entidade seja chapa-branca e afirmou que a organização que comanda tem uma "função pública". Chagas afirmou não estar constrangido com o fato de o Ministério dos Transportes, envolvido em denúncias de corrupção, ser um dos patrocinadores do congresso.

- O patrocinador é o dinheiro público, o dinheiro da União. Nós achamos que o Congresso da UNE tem função pública. Ele serve ao Brasil. É uma atividade que mobiliza milhares de estudantes ao longo de três meses - disse Augusto Chagas.

Tratando o ex-presidente Lula por "você", Chagas reafirmou que o governo do petista foi marcado pela abertura ao diálogo. Mas há pontos de divergência entre a UNE e o governo federal, como a meta de investimento em educação até 2020, a ser estabelecida no Plano Nacional de Educação. A entidade defende o patamar de 10% do PIB, mas o governo propõe 7%. Os participantes do congresso fizeram passeata ontem em Goiânia em defesa de mais investimentos em educação.

Chagas disse ainda que a destinação de dinheiro do governo para os eventos da UNE não são novidade e nem começou no governo do petista, em 2003. Segundo o presidente da entidade, o Congresso da UNE de 1989, realizado na Bahia, recebeu verbas do governo baiano, então comandado pelo PFL, atual DEM.

- A UNE não abre mão de posturas críticas. Defendemos a saída do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, mas ninguém fala nisso - declarou Chagas.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: