sexta-feira, 29 de julho de 2011

'É um gesto anticivilizatório', diz Cacá Diegues

Italo Nogueira

RIO - Os sucessivos vetos à exibição de "A Serbian Film --Terror sem Limites" no Rio deram origem a manifestações anticensura na internet --de cineastas, críticos e espectadores--, culminando com um protesto em frente ao Cine Odeon no último sábado, data da sessão que acabou sendo suspensa.

Ouvidos pela Folha, cineastas repudiaram a censura. Cacá Diegues disse que o veto é um "gesto anticivilizatório e bárbaro". "Se acha que o filme não é bom, divulgue o que tem. Quem quiser vai ver. Isso [a proibição] é tratar a população do país como um bando de crianças imbecis que têm que ser orientadas sobre qual espetáculo devem ver."

Para o presidente da Riofilme, Sérgio Sá Leitão, o uso judicial do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) para proibir a exibição do filme foi perverso.

"Há uma alta dose de perversidade no uso de um instrumento legal tão positivo quanto o ECA para fazer uma medida tão nefasta como censura a uma obra intelectual. É um filme de ficção, tudo ali são simulações e elas se justificam no contexto do filme."

Responsável pela ação contra o filme, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM) não considera o veto censura à liberdade de expressão. "[O filme] Fere o artigo que proíbe o uso da imagem de crianças em cenas de violência", disse o deputado, que não assistiu ao longa --ele afirmou ter baseado a ação no relato da imprensa sobre a obra.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: