quarta-feira, 6 de julho de 2011

Apesar do anúncio do governo, Pagot não foi exonerado da direção do Dnit

Planalto diz que diretor já havia marcado férias e que deixará o cargo ao retornar

Chico de Gois, Maria Lima e Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. Contrariando resolução da presidente Dilma Rousseff, que determinara o afastamento dos quatro servidores envolvidos nas denúncias de cobrança de propina no Ministério dos Transportes, os afilhados políticos de integrantes do PR continuam em ação. Ao contrário do que foi anunciado, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, encontrou uma forma para não ser afastado da direção do órgão.

Pagot se recusou a abandonar o cargo e resolveu tirar férias até 5 de agosto. Anteontem, apesar do escândalo, despachou normalmente na sede do Dnit e, na reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o senador Blairo Maggi (PR-MT), seu padrinho político, disse que não aceitaria ser afastado temporariamente:

- Não aceito ser afastado. Ou a presidente me exonera ou me mantém no cargo definitivamente - disse Pagot na reunião.

No entanto, ontem à noite, o Palácio do Planalto informou que Pagot combinou com a Casa Civil deixar o cargo assim que voltar de férias. Não está acertado se ele pedirá exoneração ou deixará o cargo. A alegação do governo é que Pagot estava com férias programadas a partir do último dia 4 e não poderia ser afastado nessa condição.

Pagot diz estar à disposição para dar explicações

Mas Blairo pressiona para Pagot voltar a chefiar o Dnit.

- O Pagot está de férias, já tinha pedido antes de sexta-feira. Quando voltar das férias, eu espero que retorne ao cargo - disse Blairo.

Confiante no poder do padrinho político, Pagot enviou ofício ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e outros líderes na Casa se colocando à disposição para dar explicações. "Reitero que continuo à disposição para o atendimento das demandas concernentes ao cargo que ocupo com toda dedicação e compromisso", informou Pagot.

Apesar de Pagot estar de férias, o Ministério dos Transportes anunciou que o secretário-executivo do Dnit, José Enrique Sadok de Sá, comandará o órgão. Pagot tem boas relações no Congresso. Quando foi submetido à sabatina e aprovação dos senadores, teve o apoio de integrantes do DEM e até do PSDB.

Entre os quatro escolhidos para substituir os afastados nem todos são técnicos. Wilson Wolter Filho, que substituirá Mauro Barbosa na chefia de gabinete do ministro, é filiado ao PTdoB de Manaus e disputou a última eleição como 1º suplente na chapa de Jeferson Praia (PDT) na coligação que apoiou Nascimento para o governo do Amazonas. Também doou ao ministro R$10 mil. É empresário e fez carreira pública ao lado de Nascimento.

Entre 1998 e 2003, quando Nascimento era prefeito de Manaus, Wolter foi secretário de Abastecimento e Feiras e, depois, de Planejamento. Quando Nascimento ainda era aliado do atual senador Eduardo Braga (PMDB-AM), Wolter foi secretário municipal de Planejamento, de abril de 1994 a janeiro de 1995. Braga e Nascimento hoje são adversários políticos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: