quarta-feira, 22 de junho de 2011

Recesso à vista! :: Valdo Cruz

Comentário semelhante colhido de um assessor e de um líder congressista da presidente Dilma: "Ainda bem que temos pela frente as festas juninas e o recesso parlamentar em julho para dar um refresco ao governo".

Em outras palavras, a atividade do Congresso nesta semana está esvaziada e o recesso está próximo. Pouca coisa será votada neste período e é possível jogar para agosto os temas mais espinhosos.

A ansiedade por certo alívio na seara legislativa revela como o governo ainda está inseguro a respeito do funcionamento do novo modelo de articulação política.

A ministra Ideli Salvatti pegou o bonde andando e está sendo obrigada a descascar, em duas semanas, abacaxis acumulados nos primeiros cinco meses de governo.

Tudo bem que ela, ao contrário do antecessor Luiz Sérgio, tem acesso ao gabinete presidencial. Algo fundamental para quem tem a incumbência de azeitar a base aliada no Congresso, mas não chega a ser garantia de sucesso.

Ideli terá de convencer os famintos aliados a se contentarem com uma dieta restrita. Não faz parte dos planos da presidente Dilma liberar geral e atender a todos os pleitos dos governistas.

A petista está convencida de que o melhor caminho é ir administrando a conta-gotas os desejos dos partidos aliados, distribuir a ração do fisiologismo conforme o calendário do legislativo. Afinal, a fome dessa turma é insaciável.

Uma certa dose de ração, porém, terá de ser servida. Afinal, alguns governistas já apresentavam graves sinais de síndrome de abstinência de cargos e verbas federais, ameaçando interesses imediatos do governo no Congresso.

Daí que, para o Palácio do Planalto, o recesso parlamentar vem em boa hora. Será, na visão de um aliado, o melhor período de Dilma Rousseff nos últimos meses. Sem a obrigação de receber e negociar com seus pretensos aliados. Até agosto chegar.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: