sexta-feira, 17 de junho de 2011

Opinião – Roberto Freire

"Estimado amigo Fernando Henrique:

Meus mais fraternos e sinceros cumprimentos pela passagem de seu aniversário natalício, que transcorrerá no próximo dia 18. As homenagens que você vem recebendo no país e em várias partes do mundo é o reconhecimento da construção de uma singular personalidade, sem fronteiras intelectuais e geográficas.

Por onde passou – seja na vida acadêmica como sociólogo e cientista político, com ricas e instigantes produções em nível nacional e global; e também na atividade política, como senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda e presidente da República - deixou sua marca de democrata militante, de republicano na teoria e na prática e de alta sensibilidade para entender os problemas maiores do seu país e de sua gente, a ponto de lhes dar rumo ao liderar um amplo processo de mudanças consolidado com o Plano Real, que teve início no governo Itamar.

Tenho a convicção de que neste momento é preciso salientar, ainda, sua postura de estadista que, ao invés do marketing e da bazófia, soube enfrentar imensas dificuldades para introduzir o Brasil na contemporaneidade e abrir caminho para reformas estruturantes de um novo tempo.

Saudações democráticas,

Brasília, 16 de junho de 2011"

Roberto Freire (PPS-SP), deputado federal e presidente do PPS

Nenhum comentário: