terça-feira, 28 de junho de 2011

Opinião – Roberto Freire: Desafios

"Justamente para aprofundarmos a compreensão dos atuais fenômenos políticos, econômicos, e sociais que enquadram a realidade que vivemos, e estarmos não apenas preparados para melhor respondê-los como garantirmos a melhor maneira de efetivarmos nossas deliberações, é que realizaremos no final deste ano nosso XVII Congresso. Aberto à participação de todos os democratas, filiados ou não, ao Partido para uma oportunidade de reflexão coletiva sobre o elenco de transformações a que somos desafiados a responder.

Nesse sentido é fundamental definirmos nosso campo político e sua razão de ser. Para tanto é indispensável debater o significado da esquerda no mundo atual, suas diferenças em relação ao campo da direita, assim como as divisões internas à esquerda e nosso posicionamento em relação a elas.

Esquerda significa, hoje como ontem, tomar a equidade como valor fundamental e problema principal da agenda da política. Significa reconhecer que o sistema capitalista de produção não apenas cria e perpetua a desigualdade, mas que também a justifica. E que as soluções da direita liberal e conservadora, baseadas tão somente na “lógica do mercado”, materializada no que se convencionou chamar de “racionalidade do capital”, não são, portanto, aceitáveis para nós. "

Roberto Freire, deputado federal e presidente do PPS, discurso na Câmara, conclama esquerda a se reaproximar da sociedade, 20/6/2011.

Nenhum comentário: