sábado, 18 de junho de 2011

Em evento bancado por estatais, Lula ataca mídia

Ex-presidente volta a ironizar em encontro com blogueiros que apóia PT, agressão a Serra em 2010

Lula se cala sobre FHC

Depois de criticar a imprensa em encontro de blogueiros no DF, petista prefere não comentar a crítica do ex-presidente sobre ele ter "algum problema psicológico"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preferiu não revidar os comentários ácidos feitos pelo antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em entrevista exclusiva ao Correio, FHC fez uma referência ao fato de Lula costumar fazer críticas a ele quando está em público e adotar postura mais tranquila nas conversas longe das câmeras. "Ele deve ter algum problema psicológico", afirmou FHC. Abordado pela reportagem, ao deixar o prédio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília, onde participou da abertura do 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, Lula optou por não rebater. "Gente, não respondo sobre isso", afirmou.

A declaração de FHC foi dada em resposta a uma pergunta em que foi questionado se esperava alguma manifestação de Lula por seu aniversário de 80 anos, que completa hoje. O tucano negou que tenha mágoa de seu sucessor, mas avisou que nunca recebeu nenhum parabéns de Lula. "Ele nunca me ligou por aniversário algum. O Lula e eu, quando estamos juntos, nos damos bem. Agora, ele deve ter algum problema psicológico, tem dificuldade em fazer gestos comigo." Na entrevista, FHC também falou sobre PT e PSDB, sobre vida pessoal e sobre a descriminalização da maconha.

Embora não tenha citado em nenhum momento o ex-presidente FHC, Lula não poupou o ex-governador José Serra (PSDB) de críticas durante os 15 minutos em que falou ao público na noite de ontem. Ele foi recebido com muitos aplausos por blogueiros e, de forma descontraída, elogiou o trabalho deles. "Ser blogueiro é chique, mas ser blogueiro progressista é ainda mais", brincou.

Lula destacou que o papel dos blogueiros foi fundamental para a formação da opinião pública durante os oito anos de seu governo. Ele reclamou da imprensa, ao afirmar que os blogueiros evitaram que os formadores de opinião convencionais criassem consensos únicos. "Na campanha eleitoral, vocês evitaram que a população fosse manipulada durante anos. Impediram que falsos formadores de opinião ditassem suas regras", discursou.

Inverdades

O petista disse, ainda, que nunca se preocupou com críticas, desde que elas sejam verdadeiras. "O que me preocupa são as inverdades e a má-fé", completou, antes de se referir à campanha presidencial do ano passado, quando, segundo ele, "um meteorito de papel atingiu a cabeça do adversário". Ele se referia ao episódio em que o candidato José Serra teria sido atingido por um objeto na cabeça, que supostamente seria uma bola de papel, durante um evento de campanha no Rio de Janeiro.

Lula afirmou que queria ver a tomografia realizada na cabeça do tucano para checar "o estrago" que foi feito "não na cabeça, mas nas urnas". Lula sugeriu também que "não é possível que alguém que queria presidir o país inventasse ter sido atingido". José Serra, por sua vez, usou o Twitter na noite de ontem para recomendar a entrevista do Correio com Fernando Henrique Cardoso. "Lúcida, leve e inteligente", segundo o tucano paulista.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE/ O GLOBO

Nenhum comentário: