segunda-feira, 6 de junho de 2011

A crise dos bombeiros no Rio :: Fernando Gabeira

Há alguma coisa errada com o Corpo de Bombeiros do Rio. Escrevi um texto sobre isso quando quatro oficiais foram presos, numa luta por melhoria salarial.

Fundado pelo imperador Pedro II, em 1856, o Corpo de Bombeiros do Rio é o mais antigo do Brasil. Sua luta é para aumentar um salário de R$950 para R$2 mil.

Vi e documentei algumas das intervenções dos bombeiros no meu bairro. Numa delas, era claro a precariedade do material. Assim que as mangueiras foram abertas todos viram como estavam furadas e perguntaram perplexos:

-Mas e a taxa de incêndio que pagamos, para onde está indo?

Este é o grande problema que os deputados cariocas não quiseram responder: para onde está indo a taxa de incêndio?

Está fazendo água por muitos lados

O governador Cabral teve problemas com os medicos e decidiu praticamente fundir o Corpo de Bombeiros com a Secretaria de Saúde. Militarizando o serviço medico ficaria mais fácil controlar a insatisfação.

Mas como dizia Freud com muita sabedoria o reprimido acaba aparecendo no repressor. Por exemplo, se você estuda matemática para reprimir seus impulsos sexuais, acabará seduzido pelas curvas da geometria.

O que está acontecendo no Rio é grave. Aqui de Lima, nos poucos instantes vagos, como esta madrugada tento acompanhar. Saúde é algo muito importante. Mas defesa civil também. É preciso mudar a política.

Lima, 4/6/2011 – 10, 20hrs.

Nenhum comentário: