quinta-feira, 19 de maio de 2011

PT e PMDB fazem acordo para ter candidatos próprios à prefeitura

São Paulo

BRASÍLIA - Os presidentes de PT e PMDB selaram ontem acordo para que as siglas, aliadas no âmbito nacional, lancem candidatos independentes à Prefeitura de São Paulo.

O PMDB já definiu o nome de Gabriel Chalita, enquanto o PT está dividido entre a senadora Marta Suplicy e os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Fernando Haddad (Educação).

O presidente do PT, Rui Falcão, disse haver acordo para os partidos se apoiarem num eventual segundo turno com a oposição -e promessa de "alto nível" na campanha. "Não vamos ficar nos matando."

O senador Valdir Raupp (RO), presidente do PMDB, afirmou que os dois partidos são "livres, independentes e soberanos" para lançarem nomes separados à prefeitura.

Nos bastidores, PT e PMDB dão como certo o nome do ex-governador e ex-prefeito José Serra (PSDB) como principal rival na disputa pela prefeitura paulistana.

O tucano, que ontem visitou o Senado, desconversou sobre a possibilidade de ser candidato. "Eles estão dizendo isso? Prefiro não comentar", disse.

No PT, o nome de Marta ganha força. A senadora já deu início às articulações para o lançamento do seu nome, apesar de Mercadante ter como trunfo o fato de ter disputado o governo do Estado no ano passado-o que lhe deixou sem mandato no Legislativo.

Haddad conta com a simpatia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas enfrenta resistências dentro do partido.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: