quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pressão tucana por voo solo

Base do PSDB e membros da executiva pedem candidatura própria à PBH em 2012 e sugerem seis nomes para a disputa

Juliana Cipriani e Amanda Almeida

Enquanto não avançam as articulações por uma aliança formal com o PSB, de Marcio Lacerda, os tucanos de Belo Horizonte aumentam a pressão pela candidatura própria do partido à Prefeitura de Belo Horizonte em 2012. Eles formalizaram o desejo em uma carta entregue na primeira reunião da nova executiva municipal, na noite de segunda-feira, e apresentaram seis sugestões de nomes para concorrer à sucessão do socialista. Os “pré-candidatos” serão chamados para apresentar propostas para a capital.

Na carta assinada por líderes do PSDB representando as zonas eleitorais, membros da executiva e outros representantes da base partidária, os tucanos alegam que os resultados eleitorais eram melhores quando apresentavam candidato a cargos executivos, refletindo no voto de legenda, que ajuda a conquistar cadeiras na Câmara Municipal. Foram colocados também os números das últimas eleições gerais na capital, mostrando que o candidato derrotado ao Palácio do Planalto José Serra (PSDB) foi vitorioso no segundo turno em BH.

Os nomes apresentados foram dos deputados federais Rodrigo de Castro, Eduardo Azeredo e Paulo Abi-Ackel; do secretário de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, ex-presidente do PSDB; do deputado estadual João Leite e do secretário particular do governador Antonio Anastasia, Tiago Bregunci, representante da juventude tucana.

O presidente do PSDB de BH, deputado João Leite, disse que todos serão chamados para reuniões com a executiva e para discutir problemas da cidade, mas que a questão da candidatura própria ainda não está decidida. “É um desejo muito forte da base, mas eu coloquei para os companheiros que essa decisão da executiva tem de estar subordinada ao objetivo maior do partido, que é a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) à Presidência”, afirmou.

ALIANÇA O vereador tucano Henrique Braga usou a tribuna da Câmara Municipal ontem para manifestar contrariedade à renovação da aliança com o PSB. “Na reunião da executiva, 90% dos filiados levaram a mesma reclamação: a executiva municipal do PSDB não é ouvida pelo prefeito Marcio Lacerda. Nunca fomos diretamente ouvidos. O diálogo sempre foi intermediado pelo senador Aécio Neves e o secretário Nárcio Rodrigues”, disse.

Braga disse que, caso o PT faça parceria com Lacerda, será ainda melhor para o PSDB. “Se o boato de que o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) será candidato a vice em chapa com o atual prefeito for confirmado, será ótimo. O PSDB estará livre para voar sozinho”, afirmou. Ele lembrou que os tucanos não chegam à Prefeitura de Belo Horizonte desde a década de 1980. “Nosso principal projeto deve ser a administração municipal”, comentou, acrescentando que o partido já prepara também lista com candidatos a vereador.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: