domingo, 22 de maio de 2011

“Palocci perdeu o pudor, acha que pode tudo” :: Lucia Hippolito

Dilma Rousseff precisa se livrar de Antonio Palocci. É o que a cientista política Lucia Hippolito – que também é comentarista da Globonews e da Rádio CBN – defende na entrevista a seguir.

ZH – Qual é a situação de Palocci neste momento?

Lucia – O problema é que a presidente está muito presa a ele. Não há, no governo, outro articulador político. Os articuladores são ruins, o líder do governo no Congresso é ruim, o presidente da Câmara é ruim, o líder do PT é ruim. Dilma ficou dependente das articulações de Palocci. No início do governo Lula, o presidente se apoiava em um tripé: José Dirceu, Palocci e Luiz Gushiken, todos com muita experiência em articulação política, incluindo o próprio Lula. Mas Dilma, além de condições pessoais inferiores às de Lula, não tem opções à sua volta.

ZH – Que tipo de teste esta crise representa para Dilma?

Lucia – Ela está levando para o palácio os problemas pessoais de Palocci. É um equívoco. Se ela quiser transformar isto em um problema do governo, vai conseguir. Mas, se administrar a crise mirando cirurgicamente no Palocci, ela se safa.

ZH – Palocci é vítima de um complô, como sustenta o Palácio do Planalto?

Lucia – Não tem nada de complô. Ele simplesmente não se emenda, não aprende. Imagine você numa situação dessas, faz todo tipo de estripulia e, na véspera de assumir uma posição central, ainda compra um apartamento de R$ 6,6 milhões. Palocci perdeu o pudor, acha que pode tudo. É um misto de arrogância com certo amadorismo.

ZH – Visto que a Casa Civil é fundamental, o governo está em compasso de espera?

Lucia – Claro que está. Pode notar: não se vota nada, não se aprova nada, as reuniões estão paradas, as aparições públicas do ministro foram suspensas.

ZH – Se Palocci cair, quem será seu substituto?

Lucia – Não há ninguém com a estatura dele. Mas, pelo que se fala em Brasília, Dilma chamaria o ministro Fernando Pimentel (do Desenvolvimento) para a Casa Civil. É a pessoa mais próxima a ela.

ZH – A suspeita contra Palocci pode ser resultado de fogo amigo de petistas?

Lucia – Não existe fogo amigo no PT. Eles se odeiam. É evidente que saiu lá de dentro. Não tenho dúvida, e nem Palocci tem.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Um comentário:

Filipe Ricardo disse...

a GLOBO e a FOLHA acha que pode tudo, o histórico é extenso, e pode falar o que for, nada muda o passado, a cria da ditadura, quer o poder de volta, pois nesse governo perderam muitas das regalias, o entrelaço da oposição com a mídia, é sem sombra de dúvidas a causa de todas essas supostas crises, que não passa de material de campanha.