quinta-feira, 5 de maio de 2011

Oposição no mote da inflação

CONGRESSO. Senador Jarbas Vasconcelos e o deputado Roberto Freire criticam a economia. Humberto Costa faz a defesa do governo

Ferrenhos adversários políticos, os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Humberto Costa (PT) agora travam suas batalhas ideológicas no plano federal. Ontem, o ex-governador usou a tribuna do Senado para responsabilizar o governo federal pela volta da inflação. Além de culpar a gestão da presidente Dilma Rousseff, Jarbas também culpou o ex-presidente Lula pelo atual panorama econômico. “Não dá para ficar tapando o sol com a peneira, nem escondendo que a alta inflacionária tem origem na ineficiência do governo e no comportamento Papai Noel adotado nos dois últimos anos”, disse.

Durante o pronunciamento de Jarbas, Humberto Costa estava fora da tribuna. Mas tão logo soube do teor do discurso do peemedebista ele, que desempenha o papel de líder do governo no Senado, tratou de defender a atual gestão. “A avaliação do senador está equivocada. A oposição quer criar um clima alarmista como se a inflação estivesse fora de controle e isso não é verdade”, rebateu.

Na avaliação de Jarbas, o ex-presidente deixou uma herança negativa para Dilma. “Muitos integrantes da oposição afirmaram no ano passado que Lula estava deixando uma bomba-relógio para o futuro presidente. Estavam certos. Lula deu o mote: comprem, comprem, comprem. Essa euforia baseada apenas no consumo tem suas limitações como prática consistente de médio e longo prazos”, falou.

Humberto Costa rechaçou a avaliação do colega de Senado. “O governo Lula foi obrigado a tomar uma série de medidas para evitar a recessão como a ampliação do crédito e dos gastos públicos. Agora, o mundo vive um momento inflacionário e, por isso, o Brasil sofre algumas pressões, como o aumento do álcool. Mas não há descontrole e a presidente está trabalhando para não comprometer o crescimento do país”, declarou.

Outro pernambucano a se manifestar sobre a situação econômica foi o deputado federal por São Paulo e presidente nacional do PPS, Roberto Freire. Ele também criticou os governos Lula/Dilma. “Quando o cidadão chegar à feira e ver todos os preços subindo, vai se afligir com as dívidas que foi incentivado a contrair no governo anterior e não tem como saldar agora”, disse.

FONTE: KORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: