sexta-feira, 6 de maio de 2011

Inflação faz otimismo recuar entre os mais pobres

Mariana Carneiro

SÃO PAULO - O otimismo das famílias brasileiras recuou no mês passado para o menor nível desde a posse da presidente Dilma Rousseff, em janeiro. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o pessimismo em relação ao futuro da economia está aumentando mais entre famílias mais pobres.

Para o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, o movimento pode ser resultado da alta da inflação:

"Para quem tem muito dinheiro, se o preço da carne subiu, isso não impacta muito. Mas para a pessoa com pouca renda, isso impacta", disse, ao divulgar o Índice de Expectativas das Famílias.

De janeiro a abril, o percentual de famílias otimistas entre os que têm renda de até um salário mínimo caiu 7,16%. Já entre os que ganham mais de dez mínimos, o recuo foi de 1,05%.

Segundo Pochmann, as famílias do topo da pirâmide identificam que a situação brasileira está positiva, "ao contrário das famílias da base, que estão percebendo uma mudança [para pior], do ponto de vista da ocupação e das decisões de gastos".

De forma geral, as famílias estão mais receosas. Para Pochmann, os dados podem estar relacionados às medidas para esfriar a economia.

Mas, segundo ele, também há de se considerar as despesas típicas do início do ano no orçamento das famílias. Como o indicador começou a ser calculado em agosto, não há comparações com 2011.

Ainda assim, as famílias estão otimistas em relação às próprias contas: 82% estimam situação melhor nos próximos 12 meses.

"Em algum momento, teremos uma convergência e [as famílias] se darão conta de que a economia crescerá menos, e a geração empregos não estará na mesma proporção", acredita Pochmann.

Para o analista político Rafael Cortez, da Tendências, a percepção da população sobre as altas de preço fez o governo mudar de estratégia.

"Agora ele percebeu que terá que utilizar instrumentos tradicionais, como os juros", diz, lembrando que antes a opção era por medidas alternativas.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: