quinta-feira, 12 de maio de 2011

Entre sete capitais, só Rio de Janeiro dá carro a vereadores

Laura Antunes

RIO - Um levantamento feito pelo site G1 em câmaras de vereadores de sete capitais - Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Salvador - mostra que o uso de veículos oficiais é privilégio do Legislativo carioca. Diante da polêmica causada pela decisão da Câmara dos Vereadores do Rio de comprar uma frota de Jettas, a R$ 69.100 a unidade , o presidente da Casa, Jorge Felippe (PMDB), quebrou o silêncio e fez na quarta-feira, pela primeira vez, um pronunciamento em plenário sobre o assunto, afirmando que os carros recusados serão trocados por ônibus, que servirão a algumas comissões permanentes.

Por causa da repercussão negativa que a compra dos veículos teve na opinião pública, saltou na quarta-feira de 11 para 16 o número de vereadores que desistiram do benefício. Em contrapartida, subiu de três para oito o total de políticos que não abrem mão da mordomia. Outros 27 ainda não se pronunciaram sobre a decisão que vão tomar, segundo o G1. A Câmara do Rio tem 51 vereadores, sendo que dois estão presos: Luiz André Deco , acusado de chefiar uma milícias em Jacarepaguá, e Fausto Alves , suspeito de homicídio.

Jorge Felippe também fez críticas aos colegas. Ele afirmou que fez, no dia 22 de março, uma reunião com 43 vereadores para comunicar a intenção de comprar a frota - a ser usada, segundo ele, no projeto Câmara Itinerante - e na ocasião apenas cinco disseram não querer o veículo oficial. A sessão virou palco de um bate-boca.

- Na reunião, tornei pública a intenção da compra dos carros. Apenas cinco disseram que não queriam veículo oficial. Eu perguntei a cada um dos vereadores se ia querer o carro ou não, para evitar despesas desnecessárias. A primeira vereadora que me disse que não queria o carro foi a Teresa Bergher, depois o Leonel Brizola Neto, Eliomar Coelho, Paulo Pinheiro e Andrea Gouvêa Vieira. O colegiado não é restrito a cinco vereadores - disse ele.

Durante o pronunciamento, Felippe anunciou a intenção de trocar os veículos.

- Que bom que alguns não querem o carro. Assim sobram recursos para comprarmos ônibus para algumas comissões permanentes - anunciou ele, sem entrar em detalhes.

Segundo a assessoria de imprensa da Casa, porém, os ônibus não serão comprados até que se saiba o total de Jettas a serem adquiridos. "A Mesa Diretora aguardará um período para a conclusão do processo de compra dos veículos. Havendo sobra de recursos, estes serão destinados a outras ações, como a compra de ônibus ou Kombis. O objetivo é otimizar o trabalho legislativo e o atendimento ao cidadão", informou por e-mail a assessoria.

O presidente da Câmara disse ainda que a frota será um meio de trabalho, para que os vereadores possam chegar à população. Ele criticou colegas que já tiveram mandato de deputado e, nesse período, usaram carros oficiais para trabalhar.

Saiba quais são os vereadores que fazem questão de carro oficial no Rio

RIO - O site G1 publicou a lista atualizada com a posição dos vereadores sobre o benefício do carro oficial.

Quem abre mão: Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), Teresa Bergher (PSDB), Paulo Pinheiro (PPS), Tio Carlos (DEM), Carlos Bolsonaro (PP), Leonel Brizola Neto (PDT), Eliomar Coelho (PSOL), Edison da Creatinina (PV), Roberto Monteiro (PCdoB), Reimont (PT), Ivanir de Mello (PP), Marcelo Arar (PSDB), Rosa Fernandes (DEM), Paulo Messina (PV), Patrícia Amorim (PSDB) e Fernando Moraes (PR)

Quem aceitou: Renato Moura (PTC), Carlinhos Mecânico (PPS), Jorge Felippe (PMDB), Chiquinho Brazão (PMDB), Prof. Uóston (PMDB), Vera Lins (PP), Jorge Braz (PT do B), Dr. Gilberto (PT do B)

Quem não se pronunciou: Adilson Pires (PT), Alexandre Cerruti (DEM), Aloisio Freitas (DEM), Argemiro Pimentel (PMDB), Bencardino (PRTB), Carlo Caiado (DEM), Dr. Carlos Eduardo (PSB), Dr. Eduardo Moura (PSC), Dr. Jairinho (PSC), Dr. João Ricardo (PSDC), Dr. Jorge Manaia (PDT), Eider Dantas (DEM), Elton Babú (PT), João Cabral (DEM), João Mendes de Jesus (PRB), Jorge Pereira (PT do B), Jorginho da SOS (DEM), José Everaldo (PMN), Luiz Carlos Ramos (PSDC), Marcelo Piuí (PHS), Nereide Pedregal (PDT), Rubens Andrade (PSB), S. Ferraz (PMDB), Sonia Rabello (PV) e Tania Bastos (PRB).

Quem está preso: André Luiz Deco e Fausto Alves, sem partido (não têm direito ao carro).

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: