domingo, 1 de maio de 2011

Em nota sobre o 1º de maio, PPS critica governo por deixar "fatura" para o trabalhador

O Partido Popular Socialista (PPS) divulgou, ontem (30) véspera do Dia do Trabalho, nota em que alerta o país sobre as condições de emprego, principalmente, em canteiros de obras federais. Também critica os juros e a carga tributária promovidos pelo governo do PT que ajudam no processo de desindustrialização e que resultarão em desemprego. No documento, o PPS também convoca os trabalhadores brasileiros a enfrentarem os desafios da globalização.

Veja abaixo integra da nota:

"Um 1º de Maio de Luta!

Após quase uma década, quando a economia surfou na onda da "exuberância irracionalista" que levou à maior crise do sistema capitalista depois de 1929, repentinamente, apresenta-se a vida real. E o governo Lula/Dilma quer pendurar a conta nas costas dos trabalhadores brasileiros.

À irresponsabilidade fiscal do governo, no enfrentamento da crise em 2009 e 2010, que entre outras coisas, fez ressurgir a inflação, a crise energética - com seus micro-apagões diários - o corte no orçamento. E, agora, a inédita crise de combustíveis. Depois que foi anunciada a autossuficiência de petróleo, começa-se a pagar a fatura desse período. E, quem primeiro sente seus efeitos são justamente os trabalhadores, como evidenciado no debate do salário mínimo deste ano, em que o governo aprovou um aumento abaixo da inflação anual, com a complacência das centrais sindicais e os partidos da base do governo.

Desde o fim do ano passado já estava evidente o descontentamento de trabalhadores nos canteiros das obras do PAC que se insurgiram contra as desumanas condições de trabalho, com mais de setenta mil trabalhadores fazendo greve em vários estados do país. O caos nos aeroportos que só faz aumentar e que, agora, o governo reconhece sua incompetência, ao propor a privatização. O aumento de impostos e o processo de corrosão da renda propiciados pela inflação ameaçam conquistas recentes proporcionadas pela estabilidade econômica e sinalizam que os trabalhadores pagarão a conta pela farra fiscal e pela incompetência gerencial dos governos Lula/Dilma.

Diante de um governo com notória incapacidade de resolver nossos problemas de infra-estrutura física e humana, como demonstra a paralisia de inúmeras obras do PAC, e o precário estado dos serviços públicos da educação, saúde e segurança que vivencia o povo todo dia, também é incapaz de promover as reformas democráticas do Estado que necessitamos para melhor enfrentar os desafios do mundo globalizado.

Pelo contrário, o que assistimos é a velha maneira de governar, em que os maiores beneficiários são os rentistas do sistema financeiro, que absorvem a maior parte do orçamento público - via rolagem da dívida interna -, e as elites políticas tradicionais e novas mantidas pela generosa distribuição de cargos e benesses na máquina pública.

Para os trabalhadores sobra a ameaça do desemprego, fruto da "desindustrialização" que a atual política do governo estimula, e pela crescente possibilidade de ver seus rendimentos sumirem via impostos e inflação.

Neste 1º de maio, a tônica será a luta para garantir e aumentar as conquistas que tão duramente conseguiram. Assim como o desmascaramento de um governo que se diz "dos trabalhadores", mas que objetivamente beneficia seus patrões!

O Partido Popular Socialista - PPS solidariza-se com a luta dos trabalhadores e coloca-se como instrumento de mobilização e organização do povo trabalhador no momento que se aproxima a hora da verdade de suas lutas contra um governo de faz-de- conta!

Roberto Freire – Presidente do PPS"

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: