segunda-feira, 30 de maio de 2011

Após convenção conturbada, tucanos esperam trégua entre Serra e Aécio

Ex-governador de SP teria ficado satisfeito com o Conselho Político

Silvia Amorim

SÃO PAULO. Um dia após a conturbada eleição interna do PSDB marcada por uma queda de braço entre o ex-governador José Serra e o senador Aécio Neves, aliados do paulista contestaram a avaliação de que Serra saiu derrotado. Segundo um dos interlocutores, deputado Jutahy Magalhães (BA), Serra ficou satisfeito com a presidência do Conselho Político e a expectativa é que haja uma trégua na disputa entre os dois grupos.

Serra pressionou para que fosse indicado para presidir o Instituto Teotônio Vilela (ITV). Aécio não concordou porque já havia acertado a vaga com o ex-senador Tasso Jereissati (CE).

- Serra ficou satisfeito com o resultado. De fato, o que ele queria era o Conselho. O ITV foi uma alternativa porque o formato original proposto para o conselho foi deturpado - disse Jutahy.

A ideia de criar um conselho político para discutir as grandes questões foi do governador de Goiás, Marconi Perillo.

- Era para ser uma estrutura enxuta, com espaço de destaque e o Serra aceitou. Mas, quando coloquei a ideia na reunião de governadores do PSDB, em Minas, ela se ampliou e o conselho ficou esvaziado. Serra perdeu o interesse, se sentindo desprestigiado. Mas conseguimos retomar a ideia original e o partido acatou algumas exigências de Serra - disse Perillo. - Por isso, não vejo Serra como derrotado. O interesse dele pelo ITV foi apenas uma válvula de escape.

O conselho que Serra presidirá terá caráter deliberativo e autonomia financeira, operacional e de pessoal - exigências dele. No dia seguinte à eleição interna, os tucanos mostraram-se otimistas com uma trégua:

- É bola pra frente, virar a página. Agora é acalmar a ansiedade para 2014 - pregou o líder na Câmara, Duarte Nogueira (SP).

- Foi o momento mais tenso que vivi no partido. Felizmente, foi superado. O que o eleitor quer é a nossa unidade para enfrentar o PT - disse Jutahy.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: