sábado, 2 de abril de 2011

Trabalhadores entregam pauta de reivindicações à construtora de Jirau

Camargo Corrêa deve se manifestar segunda-feira sobre as negociações

Geralda Doca

BRASÍLIA. Operários e empreendedores da usina de Jirau, em Rondônia - última obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) paralisada, há mais de 15 dias, devido às condições de trabalho - retomaram ontem as negociações para voltar ao trabalho. Foi entregue à construtora Camargo Corrêa a pauta de reivindicações fechada com a hidrelétrica vizinha de Santo Antônio. O desfecho pode ser anunciado na segunda-feira.

Constam da pauta, entre outros pontos, antecipação de 5% de reajuste salarial a partir de 1º de abril (data-base é 1º de maio); passagem para casa de avião a cada três meses e aumento da cesta básica para R$132, além da criação de uma comissão permanente para discutir os problemas. A assessoria da empreiteira disse que a pauta está em estudo e que deve se manifestar segunda-feira.

- O diálogo foi retomado, e as discussões entre representantes da empresa e dos sindicatos locais vão ocorrer todos os dias - afirmou o presidente da CUT, Artur Henrique, acrescentando que os sindicatos estão fazendo levantamento sobre as condições no canteiro de obras para discutir com a construtora.

A volta dos operários à atividade está condicionada à aprovação da assembleia dos trabalhadores, caso a pauta seja aceita pela empreiteira, e deverá ocorrer de forma gradual, à medida que alojamentos e refeitórios destruídos na rebelião forem recuperados. Essa é a orientação do Ministério Público do Trabalho, que deu até o dia 11 para que a empresa tome as providências necessárias.

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) acompanhou ontem os desdobramentos das conversas em Jirau e por telefone falou com o presidente da CUT. A ideia é criar uma força-tarefa no local para melhorar o clima de insatisfação. A avaliação é que se trata de um barril de pólvora. Segundo Artur Henrique, Carvalho gostou da proposta da CUT de criar uma comissão tripartite para as grandes obras que virão.

Senadores da Comissão do Meio Ambiente visitarão as obras de Jirau e Santo Antônio este fim de semana para verificar aspectos relacionados ao tema e às condições de trabalho.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: