terça-feira, 5 de abril de 2011

Sucessão de Dilma agita convenção do PP:: Raymundo Costa

O senador Francisco Dornelles deve ser reconduzido à presidência do PP, em convenção nacional marcada para a próxima terça-feira, dia 12. Mineiro de nascimento, carioca por adoção e primo de Aécio Neves, Dornelles é visto como carta certa no baralho do tucano se Aécio for o candidato do PSDB a presidente da República, em 2014, como é previsto. Por isso, está permanentemente na alça de mira da ala pepista que defende o alinhamento incondicional do partido com o governo federal.

O PT é uma máquina de fazer campanha. O partido já se articula para 2014, quando negocia a participação no governo e as alianças para as eleições municipais de 2012. Como dizia o político maranhense Vitorino Freire, jaboti não sobe em árvore: a candidatura do senador Benedito de Lira (AL) ao lugar de Dornelles, tornada pública nas últimas horas, não subiu sozinha à forquilha, e certamente não teria ido tão longe se não contasse com alguma retaguarda no governo.

Os caciques do PP tem se acertado em reuniões das quais participam o ministro Mário Negromonte, o ex-presidente da sigla Pedro Correa, o líder na Câmara, Nelson Meurer (PR) e o deputado João Pizzolatti (SC). Dornelles, que moralizou um partido apanhado em cheio pelo escândalo do mensalão, deve ser reconduzido, mas o grupo aecista do PSDB registrou o aviso.

PSDB quer resolver 2014 sem antes se acertar internamente

A rigor, os correligionários de Aécio avaliam que, em primeiro lugar, o que ocorreu no PP deve ser mesmo creditado a uma disputa interna na qual o grupo de Negromonte vislumbrou a possibilidade de arrebatar o poder no partido. A questão nacional viria em segundo lugar, mas é real e não se encerra com a convenção da próxima terça-feira. Ela transcende a Dornelles - o governismo está mais entranhado entre os nordestinos, enquanto no Sul a disputa é o que tem de mais parecido com alguma coisa chamada de ideologia.

Na prática, a percepção de "aecismo" em Dornelles é maior que suas iniciativas à frente da sigla que sucedeu aquele um dia chamado de o maior partido do ocidente, a antiga Arena, depois PDS. Convidado para ser vice do tucano José Serra nas eleições de 2010, Dornelles declinou da cortesia. Dá-se como certo que, se aceitasse, levaria o PP e o tempo de televisão do partido, então dividido entre as candidaturas de Serra e Dilma Rousseff.

Dos 27 diretórios estaduais do PP, 22 apoiaram a candidatura de Dilma já no primeiro turno. O do Rio de Janeiro, comando por Dornelles, estava entre eles. No segundo turno, o PP declarou apoio institucional à candidata do PT a presidente, após almoço com a cúpula do PP na casa do hoje senador pelo Rio de Janeiro, em Brasília.

Na transição de governo, a presidente eleita manteve relação institucional com o partido. Ou seja, via Francisco Dornelles, seu presidente desde 2007. A surpresa ficou por conta da substituição do ministro Márcio Fortes, que tinha o apoio de Dornelles, por Mário Negromonte, deputado e líder da bancada na Câmara, em Cidades. Mudança que teve o endosso do governador da Bahia, Jaques Wagner, petista de primeira linha, próximo tanto de Dilma quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, depois que notícia publicada no Valor tornou pública a manobra em curso entre os governistas, Negromonte telefonou a Dornelles para dizer que apoia sua recondução ao comando partidário. O resto, "é coisa do Benedito", no caso, Benedito de Lira, o senador alagoano cuja candidatura, até agora, é uma especulação e talvez nem seja apresentada à convenção do dia 12 de abril. O próprio Dornelles faz questão de afirmar a interlocutores que Dilma não se envolveu na disputa interna do PP.

A grande força do PP reside no Rio Grande do Sul, que deve votar em peso em Dornelles. Os gaúchos são um exemplo da contradição pepista - a maioria é conservadora, vive às turras com o PT, mas bem ou mal adaptou-se à convivência com o governo em nível nacional. Uma colaboração, aliás, que pode até se estender ao nível local, algo impensável até bem pouco tempo, mas objeto de conversa entre líderes regionais. Coisa pontual e limitada no tempo. Eventualmente, pode ser a CPI do Detran. Mas PP e PT estarão cada qual de um lado nas eleições de 2012 e 2014.

Para boa parte dos tucanos, é mais uma evidência de que o partido perde tempo com suas brigas internas, enquanto o adversário já se organiza para a sucessão nos municípios e, dois anos depois, nos Estados e na Presidência da República. A reunião dos governadores do PSDB, realizada no fim de semana passado em Belo Horizonte, é mais uma prova disso - em vez de uma solução, o conclave apresentou a proposta de criação de mais uma instância partidária - o conselho político.

A ideia nem é propriamente nova. Seu autor original é o hoje governador de Goiás, Marconi Perillo. Previa, à época, que Serra presidiria a nova instância. De volta à agenda, o grupo aecista aceita a criação do conselho desde que ele seja presidido por Fernando Henrique Cardoso, por um nome neutro ou simplesmente não tenha presidente. A ideia agrada ao atual presidente da legenda e candidato à reeleição, Sérgio Guerra (PE), pois isso daria ao conselho caráter apenas consultivo. A proposta de uma presidência rotativa, feita por Geraldo Alckmin, ficou por enquanto em segundo plano.

Serra, em 2010, foi criticado por demorar a assumir sua candidatura a presidente, o que só fez ao fim do prazo de desincompatibilização, quando Lula já estava m campanha eleitoral pelo menos desde 2007. No momento, boa parte do PSDB, provavelmente majoritária, vive o mesmo dilema e quer resolver 2014 já, o que é difícil, sem antes acertar suas diferenças internas.

O PT também tem suas divergências, mas pode se dar ao luxo de projetar a longo prazo por ter construído uma azeitada máquina partidária (a internet dos tucanos ainda está na idade da pedra) que, após anos de oposição, está hoje de posse dos principais instrumentos de poder do Estado. Nada melhor para aquietar ansiedades doutrinárias e inimizades eletivas.

Raymundo Costa é repórter especial de Política, em Brasília.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: