domingo, 3 de abril de 2011

São tantos ministros que 6 nunca foram recebidos

Dos seis que não tiveram audiência, quatro são do PMDB; já dos nove mais assíduos, sete são petistas

Luiza Damé

BRASÍLIA. Em três meses de governo, seis dos 37 ministros não tiveram audiência individual com a presidente Dilma Rousseff, segundo levantamento feito pelo GLOBO na agenda publicada na página da Presidência da República na internet. São eles: Jorge Hage (CGU), Pedro Novais (Turismo), Mário Negromonte (Cidades), Garibaldi Alves Filho (Previdência), Wagner Rossi (Agricultura) e Moreira Franco (Assuntos Estratégicos). Nesse grupo, quatro são filiados ao PMDB. Negromonte é do PP, e Hage não tem partido. A frequência em audiências com a presidente pode ser sinal de prestígio - do próprio ministro ou da pasta.

Na outra ponta, dos mais frequentes, estão ministros que tiveram mais de duas audiências por mês com a presidente. O seleto grupo é integrado por Guido Mantega (Fazenda), Antonio Palocci (Casa Civil), Antônio Patriota (Relações Exteriores), Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Haddad (Educação), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Padilha (Saúde). Coincidência ou não, sete deste grupo de nove ministros são petistas.

Os chamados ministros da casa ou palacianos têm uma peculiaridade: a presidente costuma chamá-los ao gabinete, inclusive para almoçar, sem que isso seja registrado na agenda. Além de Palocci, estão nessa condição os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral).

Já o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), José Elito Siqueira, e a ministra da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Helena Chagas, entram na agenda da presidente nos despachos internos da manhã.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: