terça-feira, 26 de abril de 2011

Protesto paralisa obra do Porto de Açu, de Eike, pela 2ª vez em um mês


RIO - Uma manifestação de proprietários rurais paralisou ontem as obras de construção do Complexo do Porto do Açu, empreendimento do empresário Eike Batista.

Aproximadamente cem manifestantes interditaram as vias de acesso ao complexo, em São João da Barra, região norte do Rio de Janeiro.

Os operários do turno da manhã foram impedidos de entrar na obra. A LLX, responsável pelo porto, dispensou os funcionários.

Os proprietários rurais protestam contra a desapropriação de terras para a realização de obras de infraestrutura do acesso ao porto.

Em nota, a LLX informou que a desapropriação é de responsabilidade da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio), órgão subordinado ao governo estadual, e que a paralisação de ontem não atrapalha o cronograma das obras.

De acordo com a LLX, "por questão de segurança, os funcionários não estão no empreendimento. Apesar disso, não haverá prejuízos, pois as obras do superporto do Açu estão adiantadas".

Até o início da noite de ontem, os manifestantes permaneciam em frente ao complexo portuário e a manifestação era acompanhada por policiais. É a segunda paralisação das obras em um mês devido a protestos.

No final de março, os operários cruzaram os braços para reivindicar aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Com 90 km2, o complexo deverá contar com estaleiro, usinas termelétricas, siderúrgicas, unidades de tratamento de petróleo e uma montadora de automóveis, entre outras instalações.

Estima-se que os investimentos superem os US$ 30 bilhões.

OUTRO LADO

A Codin informou que está prevista a desapropriação de 2.000 terrenos, dos quais 146 são lotes rurais. Até o momento, 40 lotes já foram regularizados.

A empresa afirmou que vem pagando as indenizações de acordo com os preços de mercado. Está prevista para hoje à tarde uma reunião entre representantes da Codin e os manifestantes.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: