domingo, 3 de abril de 2011

Prévias têm espaço na pauta

REUNIÃO DO PSDB

Alice Maciel

Governadores e líderes do PSDB discutiram ontem, durante reunião a portas fechadas no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, as possibilidades de prévias no partido para a escolha do candidato à Presidência da República em 2014. O governador de Minas, Antonio Anastasia, disse ser a favor das prévias, que considera “uma opção mais democrática”. Ele ressaltou que a realização de prévias está no programa do partido. “Já tínhamos conversado isso aqui no estado alguns anos atrás e houve um entendimento de que não era o momento adequado. Ainda está muito cedo para discutirmos as eleições presidenciais de 2014”, ponderou.

Já o presidente nacional da legenda, deputado federal Sérgio Guerra (PE), foi enfático ao dizer que o partido quer as prévias e deve aprofundar a ideia. Ele lembrou que este é um assunto antigo na legenda e que já houve aprovação entre os integrantes. “O Tasso Jereissati desdobrou esta discussão, o Aécio Neves também defendeu as prévias e hoje muita gente defende. Temos que começar a dar fundamento a ela”, ressaltou. Guerra disse que o partido, neste momento, precisa fazer um trabalho de recadastramento de filiação. “Para que a gente tenha filiados de fato, que possam votar em uma decisão de prévias”. No ano passado, as prévias surgiram como possibilidade para evitar um racha no partido, já que José Serra e Aécio Neves disputavam internamente a candidatura à Presidência.

O PSDB, segundo Guerra, não foi atingido pela criação do partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD. “Alguns outros foram”, observou. O tucano disse que não foi a favor da criação da legenda que, para ele, está reunindo os descontentes e desconectados do Brasil. “Isso não é construção da democracia. Os partidos que o país precisa não são assim”. Guerra considera que o PSD tem conteúdo contrário à reforma política. “Evidentemente que companheiros e aliados nossos têm sofrido uma drenagem com a criação do PSD. Acho que as pessoas saem de um campo para o outro da oposição usando uma janela”.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: