quarta-feira, 6 de abril de 2011

Onde está Cabral?

Governador Sérgio Cabral estende viagem aos EUA só para ouvir palestra de Lula

RIO - Depois de sete dias em missão oficial nos Estados Unidos, o governador Sergio Cabral estendeu a viagem para assistir ao discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no "Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe - Inspirando a Próxima Geração de Líderes Governamentais", organizado pela Microsoft em Washington. Cabral, que na terça-feira participou do evento como palestrante, só volta ao Brasil depois de acompanhar a participação do amigo, principal orador do evento.

Em sua palestra na terça, Cabral falou da experiência de seu governo em iniciativas de democracia participativa e redes sociais e destacou o projeto Rio Estado Digital - rede governamental de acesso gratuito à internet sem fio. Falou ainda das iniciativas de inclusão digital promovidas por seu governo, citando a distribuição de laptops para professores e alunos bem avaliados da rede estadual de ensino.

Apesar de o governo afirmar que esta é a primeira missão oficial do governador no exterior em 2011, não é a primeira vez que Cabral se ausenta do Rio este ano. Em janeiro, num dos momentos mais difíceis do estado, quando as chuvas destruíram cidades da Região Serrana, o governador estava em viagem pela Europa. Ele só pôde visitar os municípios atingidos dois dias depois da tragédia, que deixou mais de 900 mortos.

Em outras crises de seu governo - como a deflagrada pela Operação Guilhotina da Polícia Federal , que acabou desencadeando a troca de comando na Chefia de Polícia Civil, no início do ano -, a ausência de Cabral motivou rumores de que ele também estaria viajando, embora sua assessoria garanta que, ao menos neste caso, ele estivesse em sua casa, no Leblon, tratando-se de uma intoxicação alimentar.

Nesta viagem de oito dias aos EUA - ele deve voltar na noite desta quarta-feira, depois de passar pelas cidades de Washington, Maryland e Boston - Cabral, segundo seus assessores, acertou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) a liberação de R$ 1 bilhão para projetos de estradas e recuperação na Região Serrana e a disponibilização, pelo Eximbank, de US$ 1 bilhão de crédito para empresas americanas interessadas em investir no Rio.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

Anônimo disse...

Cabral vai participar, nos debates, é bom não só para o RJ mas tabém para o Brasil.