quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lula fará palestra paga pela Microsoft nos EUA

Ex-presidente, que falará sobre Educação e Ciência e Tecnologia, evita imprensa

Fernando Eichenberg

WASHINGTON. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o principal orador hoje do Fórum de Líderes do Setor Público - América Latina e Caribe, evento organizado pelo grupo Microsoft na capital americana. O tema do encontro neste ano é "Inspirando a próxima geração de líderes governamentais", e Lula abordará experiências brasileiras em Educação e Ciência e Tecnologia, numa palestra remunerada.

Ontem, o ex-presidente não quis falar com a imprensa.

- Lula acha que é uma atitude de recato. A figura importante hoje é a presidente Dilma. Ele saiu como um líder respeitado e está procurando um novo papel. O resguardo nessa hora é necessário - justificou um assessor que o acompanha na viagem.

Ontem pela manhã, o ex-presidente teve um encontro na residência da embaixada brasileira com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Moreno. Na conversa se discutiu a possibilidade de ações comuns entre o banco e o Instituto Lula, em processo de criação.

Ao meio-dia, Lula almoçou com o embaixador brasileiro Mauro Vieira num restaurante da cidade. À tarde, encontrou-se com o amigo Stanley Gacek, ex-dirigente da central sindical americana AFL-CIO e com ligações próximas com o Brasil. À noite, participou do jantar de gala para os convidados do evento da Microsoft, na galeria Renwick do Museu Smithsonian.

Lula embarcará hoje para Acapulco, onde fará outra palestra remunerada, desta vez para Associação dos Bancos do México, sobre a crise econômica mundial e a experiência brasileira. Do Brasil para os EUA, sua viagem em um avião privado da Coteminas foi um convite do presidente da empresa, Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar. O trajeto até o México será custeado pela associação de bancos mexicana.

Na próxima terça-feira, Lula irá para Londres, para uma conferência remunerada para investidores interessados no Brasil, num evento promovido pela Telefónica. Na agenda, está previsto um encontro com o historiador britânico Eric Hobsbawn.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: