terça-feira, 5 de abril de 2011

Fernando de Barros e Silva: Farsa de salão

Não sei se Lula teve ou terá acesso ao relatório final da Polícia Federal sobre o mensalão. Não sei também se terá paciência para um dia ler suas 332 páginas. Mas deveria. Quem sabe saísse dessa experiência menos desinformado a respeito dos meandros do maior esquema de corrupção ocorrido e desvendado em seu governo.

A versão de que o mensalão havia sido uma "farsa", uma obra de ficção arquitetada pela "imprensa golpista" se tornou uma ladainha nas hostes petistas. Intelectuais e apaniguados se valeram do êxito popular do segundo mandato para disseminar mentiras e reescrever a história com a tinta do cinismo.

Marilena Chaui, por exemplo, mereceria receber um relatório da PF em brochura. Poderia fazer um seminário a respeito. Quem sabe uma palestra na Funarte: "O Real e as Nervuras do Mensalão".

Não há, a rigor, nada que seja propriamente novo e impactante na peça da PF divulgada pela revista "Época". Detalhes de varejo, personagens periféricos que se beneficiaram da roubança, coisas assim.

O impacto está muito mais na confirmação, pela própria PF, do que já havia sido divulgado pela imprensa e consta da denúncia do ex-procurador-geral da República. Fiquemos no principal: o mensalão existiu e o esquema criminoso foi em grande medida abastecido com dinheiro público, desviado do fundo Visanet, do Banco do Brasil.

Além disso, Daniel Dantas, via Brasil Telecom, celebrou contratos de R$ 50 milhões com as agências de Marcos Valério para "conferir fachada de legalidade necessária para a distribuição de recursos".

Paradoxalmente, o documento da PF pode retardar o processo no STF. Isso vai ocorrer se o Ministério Público Federal concluir que precisa fazer aditamentos às denúncias.

É difícil avaliar, por ora, quais serão as implicações legais deste relatório. Politicamente, no entanto, a PF jogou uma pá de cal nessa farsa de salão que o PT - de Delúbio a Chau i- quis impingir ao país.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: