sábado, 30 de abril de 2011

Desagravo :: Dorany Sampaio

O velho e glorioso MDB, hoje PMDB completa neste 2011 45 anos de existência. A data foi comemorada em Brasília no dia 22 de março, com expressivo comparecimento. De fundadores presentes, Mauro Benevides e eu, se havia mais, não vi.

Foi exibido um VT sobre a história do partido, organizado pela Fundação que ostenta o nome do Dr. Ulysses. Inevitavelmente é o velho comandante quem mais aparece, na anticandidatura em 1973, ao enfrentar os cavalos e os cachorros do governo autoritário, nas diretas já, na promulgação da constituição cidadã, que presidiu com energia, sabedoria e inexcedível dedicação.

O Dicionário histórico-biográfico brasileiro, da FGV registra que por tantos atos de grandeza, de coragem, assumindo com enormes riscos à sua vida, à sua liberdade e à sua incolumidade física com estoicismo o comando da oposição no País, Ulisses "tornou-se um símbolo nacional de resistência ao regime militar".

Por tudo isso, os oradores da solenidade exaltaram a figura de Ulisses. Naquele mesmo dia, era lançado o livro de Regina Echeverria Sarney, a biografia, que não li até hoje. O blog de Sebastião Nery tem coluna com o título Mico de cemitério, onde aquele o jornalista comenta a biografia autorizada de Sarney. Estarrecido leio expressões aspeadas do biografado, ofensivas à verdade e à memória do Dr. Ulisses, como a de que ele "não tem grandeza nem espírito público". E ainda ser ele "um político menor". Quem seria maior que ele, parlamentar com 11 mandatos sucessivos, presidente por várias vezes da Câmara com gestões austeras, sem lugar para atos secretos e outras barbaridades?

O biografado foi beneficiário ostensivamente, a ditadura foi acolhida pelo MDB como candidato a vice de Tancredo. E morto este, Ulisses recusou-se a assumir a Presidência, advogando a causa do neoemedebista sem história na sigla. Não obstante Jarbas Vasconcelos em pronunciamento na tribuna já ter se constituído a voz dos indignados, faço aqui o que me é imposto pela consciência: desagravo como fundador do partido e seu presidente estadual, a memória daquele a quem, mais que a qualquer outro, o Brasil deve reverência, por sua vida de intocável honrabilidade, dedicação à causa pública e condução firme e pacífica da restauração do estado democrático de direito.

Ulisses navega triunfante, velando pelo País que tanto amou e que tanto sente a falta que faz como símbolo do homem público honrado e modelar.

Dorany Sampaio é advogado, ex-presidente da OAB e ex-deputado

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: