quarta-feira, 13 de abril de 2011

Declaração de FH incomoda partidos de oposição

Em texto para revista, ex-presidente sugere que se invista na nova classe média, em vez do "povão", para derrotar PT

Cristiane Jungblut, Gerson Camarotti, Adriana Vasconcelos e Silvia Amorim

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Causou constrangimento no PSDB e no DEM a forma como o ex-presidente Fernando Henrique, no artigo "O papel da oposição", na revista "Interesse Nacional", expôs sua estratégia para a volta ao poder: deixar de lado o "povão" e priorizar as novas classes médias. Para parlamentares dos dois partidos, a repercussão dessa declaração anulou o impacto dos bons argumentos utilizados por FH.

A avaliação é que FH teria acertado se tivesse ficado na crítica ao aparelhamento dos movimentos sociais pelo PT e na impossibilidade de a oposição atrair esse público. Já petistas disseram que o artigo frisou o "perfil elitista" do PSDB. Trechos do artigo foram publicados ontem pela "Folha de S. Paulo". O texto integral saiu, depois, no Blog do Noblat.

Aécio se diz mais otimista com o futuro da oposição

No artigo, Fernando Henrique diz: "Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os "movimentos sociais" ou o "povão", isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos. Isto porque o governo "aparelhou", cooptou com benesses e recursos as principais centrais sindicais e os movimentos organizados da sociedade civil e dispõe de mecanismos de concessão de benesses às massas carentes mais eficazes do que a palavra dos oposicionistas, além da influência que exerce na mídia com as verbas publicitárias."

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) comentou:

- Vejo o futuro da oposição numa ótica mais otimista do que o presidente Fernando Henrique. Sou mais otimista em relação à afirmação da oposição, diante das várias classes sociais, até mesmo em razão do êxito das gestões do PSDB tanto no plano nacional como no estadual. Em Minas, o resultado das gestões do PSDB nos aproximou muito de integrantes das classes C e D. O artigo é um belo documento que deve ser compreendido na sua inteireza. Não se pode destacar um ou outro ponto, sob pena de distorcer suas posições.

Na Câmara, o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), foi à tribuna reclamar da "má interpretação do excelente artigo de Fernando Henrique":

- O artigo é excelente, sobre o ideário da oposição brasileira. Ele dissecou as nossas fraquezas, as nossas forças e onde a gente pode, de fato, se comunicar com a sociedade. Ele quis dizer o seguinte: temos que falar para todas as classes, mas vamos nos concentrar na classe média que lê mais, está mais bem informada

Os presidentes dos três principais partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) tiveram opiniões divergentes. O tucano Sérgio Guerra elogiou:

- É muito mais fácil avançar em setores novos, como a classe média, do que em setores que dependem de programas do governo como o Bolsa Família. Aliás, isso explica a nossa dificuldade eleitoral no Nordeste.

Para o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), FH não foi bem compreendido:

- Acho que houve um mal-entendido. Ele sabe que todo partido tem que ter sintonia com a sociedade: com pobres, ricos e classe média. Fernando Henrique é suficientemente hábil para não cometer esse deslize que lhe estão atribuindo.

Mas o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), foi duro nas críticas:

- Acho uma análise equivocada. Porque até Fernando Henrique foi beneficiário desses votos do "povão" nas eleições de 1994, quando foi eleito com os votos dos coronéis do Nordeste.

Para os governistas, o ex-presidente explicitou o caráter elitista do PSDB.

- Ele está contando o que todo mundo já sabia: que tucanos não são a favor dos pobres, e sim da classe média - disse o deputado André Vargas (PT-PR).

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: