terça-feira, 8 de março de 2011

Reflexão do dia – Walter Veltroni

"Por que ninguém tomou as ruas em apoio aos patriotas da Líbia? Por que foi tão fácil mobilizar, justamente, milhões de pessoas contra Bush e os americanos por causa da guerra no Iraque e ninguém tenta encher as ruas contra o ditador Kadafi? Além de uma pequena manifestação do Partido Democrático, em Roma, e outra das associações, apenas silêncio. Será que também as nossas consciências refluíram do mundo para o 'nosso quintal'?

Tenho a sensação de que ninguém se mobiliza pela Líbia porque todo mundo espera o vencedor, e isso é frustrante; é preciso um grande esforço político e humanitário, Há "um inaceitável desinteresse do mundo. Vivemos um tempo sombrio, em que os valores comunitários fundamentais são cancelados por um egoísmo que nos leva a olhar apenas para o nosso quintal, e isso não é aceitável.

A reação italiana à crise da Líbia não pode diferir da européia. O resultado deste acontecimento complexo depende muito do modo como o Ocidente e a Europa vão desempenhar o seu papel. Se Kadafi retomar o controle do país, vai ser difícil voltar a falar disso como se nada tivesse acontecido.. É preciso evitar todo deslizamento para o fundamentalismo e é preciso um grande esforço humanitário e político.

Finalmente a posição de todas as forças políticas coincide e a condenação de Kadafi se impôs, embora, as visitas do Rais [Kadafi] à Itália tenham sido um dos momentos mais tristes da diplomacia italiana .

VELTRONI, Walter – Ex-prefeito de Roma. Apelo de Veltroni. L’Unitá, 6/3/2011.

Nenhum comentário: