sábado, 19 de março de 2011

Lá vem o Patto!::Urbano Patto

É muito dignificante para a humanidade ver como o povo japonês se porta perante a catástrofe que se abateu sobre o país nessas últimas semanas. Não é um elogio fácil de ser feito, visto que há muita morte e desolação, e que ainda irá gerar muita tristeza, perdas e trabalho.

E mais, não há a mínima dúvida de que essas dignidade e grandeza demonstradas são decorrentes de algo que deve inspirar os demais povos do mundo: a Educação.

Diferentemente disso, o que vemos nas crises, nas tragédias e nas guerras civis em crescimento do norte da África retratadas nas imagens e nas notícias que nos chocam diariamente é a prevalência da ignorância.

Não se trata aqui de comparar a Educação e a ignorância tendo como parâmetros a simples disponibilidade escolarização ou de investimentos financeiros no setor. É mais que isso, transparece no Japão que Educação carrega junto os conceitos de civilização, cidadania, de solidariedade, de elogio da ciência e de perspectiva de futuro e que a ignorância no norte da África exala o mau cheiro da barbárie, do autoritarismo, da superstição e do medo do novo.

As duas situações merecem do mundo, e de suas organizações multilaterais, uma atitude ativa. Num caso estimulando a apoiando a superação das mazelas e a reconstrução do país e no outro intervindo para impedir o aprofundamento da tirania e da deturpação do que se possa entender como civilização.

Não é fácil para um pacifista convicto dizer isso e até pode parecer contraditório, mas há casos que a força, militar se necessária, tem de ser usada para coibir crimes contra a humanidade e a preservação dos valores e direitos fundamentais da pessoa humana, que alicerçam a idéia de um mundo unido onde a democracia, o diálogo e o entendimento sejam as formas de solução dos conflitos.

Urbano Patto é Arquiteto Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e membro do Conselho de Ética do Partido Popular Socialista - PPS - do Estado de São Paulo. Críticas e sugestões: urbanopatto@hotmail.com

FONTE: JORNAL DA CIDADE (PINDAMONHANGABA/SP)

Nenhum comentário: