sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sem esperar o Supremo, PT prepara volta de Dirceu

Partido fará mobilização a favor de deputado cassado no mensalão

Gerson Camarotti e Isabel Braga

Antes do evento festivo da comemoração dos 31 anos de fundação do PT, uma plenária especial na sede do partido decidiu lançar uma mobilização nacional em defesa do deputado cassado e ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, no processo do mensalão. No processo no Supremo Tribunal Federal, Dirceu é acusado de ser o chefe da "organização criminosa" montada para comprar o apoio de partidos da base em troca de apoio ao governo Lula.

A mobilização foi definida porque o processo deve ser julgado este ano pelo Supremo. Dirceu também disse que já há um pedido formal do ex-tesoureiro Delúbio Soares para ser reintegrado aos quadros do PT, de onde foi desfiliado no auge do escândalo do mensalão.

- Quero ser julgado. Não quero que prescreva, quero que julgue antes. Sou contra julgar depois da prescrição, quero que julgue antes, confio no Supremo, confio na Justiça, nunca tive medo da Justiça. Enfrentei, nesses cinco anos, de peito aberto e cabeça erguida o país. Em todo lugar que vou discuto, debato. Vou em qualquer lugar, não tenho medo - disse Dirceu.

Na plenária lotada, que contou com representantes de todas as tendências do PT, Dirceu fez um relato do processo desde que surgiu o escândalo, em 2005. Segundo petistas presentes, ele disse que o seu caso foi o resultado de um processo de desestabilização política do governo Lula, e que há uma acusação sem provas.

- Nesses anos todos, nada provaram contra mim. Nem mesmo a acusação mais grave, de formação de quadrilha, foi provada.

PT promoverá atos ao longo do ano

O ex-presidente Lula afirmou, no fim do ano passado, que quando saísse do governo ajudaria a desmontar o que chamou de "farsa" do mensalão e a recuperar os direitos políticos de Dirceu. Na plenária, o entendimento é que houve uma montagem contra Dirceu e haverá um linchamento político do petista como desdobramento do julgamento do caso no Supremo.

A intenção do PT é fazer uma reação nacional e tentar mostrar o suposto processo político contra Dirceu. Estão previstos atos ao longo deste ano em defesa de Dirceu. Ele assumiu o compromisso de viajar pelo país para encontros com militantes.

- O partido tem que se preparar para defender os seus quadros. Ficou a imagem para o PT que esse é um processo político. Estamos preparando a militância para acompanhar esse processo no Supremo. O partido tem que esclarecer o que foi o mensalão e tem que se preparar para esse debate - disse o deputado licenciado Geraldo Magela (PT), secretário de Habitação do Distrito Federal.

Segundo relatos, Dirceu fez um agradecimento especial ao PT e disse que "se não fosse a militância não estaria onde está". A plenária especial ocorreu depois da reunião do Diretório Nacional. Estiveram presentes outros citados no caso do mensalão, como o ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA) e o deputado Josias Gomes (PT-BA).

- Dirceu agradeceu de forma muito firme o apoio da militância. O PT vai fazer a defesa dele. E fica claro que esta defesa não é do Zé Dirceu, mas de todo o projeto do PT - disse Josias Gomes.

Membros do PT temem, porém, que a mobilização possa reabilitar outros envolvidos no mensalão. O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que foi expulso, tenta a refiliação. Nos últimos meses, vários dirigentes do partido saíram em sua defesa, como o presidente da legenda, José Eduardo Dutra, e o secretário Nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PT-PR). O argumento é que ele não pode ter uma pena eterna. A expectativa é que o caso seja analisado no Diretório Nacional em abril. Ontem, Dirceu confirmou que o assunto entrará na pauta.

- Vai ser colocado na pauta porque tem um pedido formal e o diretório vai analisar. Já existe o pedido formal. O diretório vai marcar uma data e analisar - disse Dirceu. - (Ele) já fez o pedido ao PT.

- Se tem pedido de Delúbio para voltar ao PT, ainda não chegou a mim - disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: