quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sarney diz que questão mais urgente na reforma política é acabar com modelo do voto proporcional

" Resolvendo problema do voto uninominal, resolvemos 60% do problema da reforma política "

O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira que o principal desafio da Comissão da Reforma Política é definir um novo sistema de voto e garantir maior legitimidade da representação popular no Brasil. De acordo com Sarney, a questão mais urgente para o Legislativo é acabar com o chamado voto uninominal, modelo de voto proporcional adotado nas eleições para a Câmara dos Deputados, por exemplo. No voto uninominal, o eleitor escolhe um candidato específico, e não um partido ou uma lista.

- Resolvendo problema do voto uninominal, resolvemos 60% do problema da reforma política - disse.

Segundo Sarney, o voto proporcional nos moldes atuais não é bom para os partidos e se configura como um retrocesso na forma de representação popular no Brasil.

- Com esse voto uninominal, em que se vota nas pessoas e não nos partidos, as pessoas passam a disputar umas com as outras dentro dos próprios partidos. Não se forma partido dessa forma. Sem partido forte não há democracia forte - argumentou.
Para Sarney, o melhor sistema de voto para o Brasil seria a combinação do voto majoritário com o proporcional. A questão, no entanto, será definida pela Comissão da Reforma Política nos próximos 45 dias. A comissão foi instalada ontem.

- Coloquei os homens mais experientes que há no país: ex-presidentes, ex-governadores, líderes. Não existe unanimidade. Temos que seguir a votação que a maioria decidir - disse.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: