quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reforma política une Aécio, Collor e Itamar

Os três integrarão comissão do Senado para tratar do tema

BRASÍLIA. À frente da comissão que tratará da reforma política no Senado estarão juntos os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Itamar Franco (PSDB-MG) e Fernando Collor (PTB-AL) - os dois últimos, ex-presidentes da República.

Uma das prioridades do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), - que escalou e anunciou ontem os nomes dos três - a comissão vai estudar e elaborar o projeto de reforma política.

- Eu aceitei o convite do presidente José Sarney para fazer parte dessa comissão com esse sentimento de que ela terá prazo e que vai apresentar matérias ao plenário que não sejam absolutamente consensuais - afirmou, ontem, Aécio.

Segundo o senador mineiro, como haverá dificuldades em conseguir um acordo amplo para a reforma política, o assunto deve ser levado à votação para que a maioria decida sobre os pontos polêmicos. Para Aécio Neves, a reforma deve ser concluída ainda no primeiro semestre, porque dela dependem as outras reformas.

- Este é o semestre. A reforma política, na minha opinião, não pode passar deste semestre. Ela precede todas as outras reformas. Não há condição de fazer nenhuma reforma constitucional sem antes concluir uma reforma política.

Sarney deve indicar hoje os outros nomes que farão parte da comissão. Em discurso no Congresso durante abertura dos trabalhos do Legislativo, a presidente Dilma Rousseff pediu que os parlamentares se dedicassem à reforma.

Entre os itens que serão analisados pela comissão estão a proposta de financiamento público de campanha, de regulamentação da atividade do lobby, e do fim do voto direto a um político nas eleições, entre outros. A reforma política deve tratar ainda do aumento de regras de fidelidade partidária.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: