sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Praça derruba o ditador

Mubarak renuncia, entrega poder a militares e egípcios tomam ruas em explosão de alegria

Um mês após a fuga do presidente da Tunísia e no mesmo 11 de fevereiro em que, há 32 anos, uma revolução expulsou o xá do Irã, os egípcios conseguiram, ao fim de 18 dias de protestos ininterruptos, derrubar o ditador Hosni Mubarak, coronel que ocupava o poder há 30 anos. Sua resistência a renunciar, na véspera, redobrou a fúria da população, que ontem foi para as ruas em número ainda maior. Coube ao vice-presidente, Omar Suleiman, encerrar o impasse, anunciando que Mubarak entregara o poder a um conselho de militares. A multidão explodiu em comemorações pelo país, conquistando, assim, o primeiro objetivo de uma revolta que, sem líderes fortes, deixa no ar incertezas sobre a transição. O presidente dos EUA, Barack Obama, previu tempos difíceis para o Egito.

A queda do último faraó

Após 18 dias de protestos, Mubarak entrega poder a conselho de militares liderado por ministro da Defesa .

Nas ruas do Egito, fogos, buzinaço e explosão de alegria marcam fim de governo de 30 anos.

Ex-ditador deixa o Cairo com a mulher e tem seus bens congelados pelo governo da Suíça

Cairo - Foi um pronunciamento curto, mas que os manifestantes na Praça Tahrir a guardavam havia 1 8 dias, sem arredar o pe do local. A multidão explodiu numa comemoração antes mesmo de o vice-presidente Omar Suleiman acabar o breve anuncio, dizendo que o ditador Hosni Mubarak havia renunciado ao cargo que ocupava desde 1981. Os manifestantes conquistavam, assim, o primeiro objetivo de sua revolta, mas não afastaram as incertezas sobre o futuro egípcio. Mubarak deixa o pais nas mãos das Forcas Armadas. Informações não oficiais diziam que todo o gabinete ministerial poderia ser demitido, e a oposição demonstrava cautela. O Conselho Supremo das Forcas Armadas, presidido pelo ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, tentou acalmar a população, afirmando que essa será uma fase interina e ressaltou que não agira como um governo ilegítimo.

O presidente Hosni Mubarak decidiu renunciar a Presidência do Egito e designou o Conselho Supremo das Forcas Armadas para comandar os assuntos do pais. anunciou Suleiman. Que Deus nos ajude a todos.

Segundo líder árabe a sair em um mês

Gritos de alegria podiam ser ouvidos nas ruas do Cairo e de outras cidades, como Alexandria e Suez. Na capital, moradores soltaram fogos de artifício e tocaram buzinas. Manifestantes agitavam bandeiras egípcias e se abraçavam na Praça Tahrir. cujo nome, libertação em árabe, tinha seu significado reforçado. Alguns se ajoelhavam e rezavam.

Muitos tinham menos de 30 anos e não conheceram outro presidente a não ser Mubarak. Torpedos eram disparados nos celulares e mensagens no Twitter comemoravam a vitoria da revolta. Sua queda foi ainda comemorada por egípcios no exterior, em países como Estados Unidos, alem de pessoas em Líbano, Iemen e na Faixa de Gaza.

Derrubamos o regime, derrubamos o regime. Gritavam os manifestantes.

Em frente ao Palácio Presidencial, onde a multidão começara a se reunir de madrugada, pessoas se abraçavam chorando. Outras cantavam o hino nacional. Muitos manifestavam a esperança de que o encerramento da era Mubarak fosse também o fim da corrupção, da pobreza e da repressão no país.

Fizemos algo sem precedentes em 7 mil anos. Derrubamos o Faraó (apelido de Mubarak). O Egito esta livre.

Nunca voltara a ser o que era. Não deixaremos. comemorava o carpinteiro Tareq Saad, de 51 anos, na praça, principal palco das manifestações.

Desde o inicio da manha, a praça era um mar de bandeiras em que egípcios vindos de todas as partes do pais exigiam a saída do ditador.

Não paravam de chegar manifestantes, que prometiam não deixar o centro do Cairo. Rumores, reforçados pela ida de três helicópteros ao Palácio Presidencial, diziam que o presidente teria deixado a capital.

Segundo líder árabe a cair em menos de um mês, Mubarak havia deixado o palácio com a mulher pela manha. Segundo a mídia, ele teria rumado para o balneário de Sharm el-Sheikh, no Sinai.

Ele caiu 28 dias depois de uma revolta na Tunísia derrubar Zine el-Abidine Ben Ali. num efeito domino que deixa em alerta os governos da região.

A véspera já havia sido de grande expectativa, pois os egípcios esperavam que Mubarak renunciasse na quinta-feira.

Em vez disso, ele anunciara a transferência dos poderes ao vice e sua permanência no cargo. Seu pronunciamento inflamou a multidão, que, em passeata, seguiu ainda naquela noite para o prédio da TV estatal e, pela primeira vez, para o Palácio Presidencial.

Num comunicado ao meio-dia de ontem (hora local), as Forcas Armadas adotavam um tom de comando e se comprometiam a levar adiante as reformas constitucionais. Elas aludiam a transferência de poder de Mubarak a Suleiman e sugeriam que iriam supervisionar a implementação das reformas.

Pressionavam os manifestantes a voltar para casa e se comprometiam a levantar o estado de emergência. outra exigência da população quando for possível.

Não adiantou. Os manifestantes ignoraram o comunicado das Forcas Armadas e continuaram nas ruas, exigindo a saída de Mubarak, demonstrando sua frustração com os acontecimentos.

No norte do Sinai, cinco pessoas morreram em confrontos.

Veio, então, na hora da tradicional prece da tarde de sexta-feira, o pronunciamento de Suleiman, e a euforia tomou conta do pais. O hospital de campanha. que nos dias anteriores atendeu manifestantes feridos por pedradas, tiros e ate chibatadas. ontem recebeu principalmente pessoas que desmaiavam, emocionadas com o primeiro resultado da revolta. Foi o dia de maior protesto e, segundo a TV al-Arabiya, mais de um milhão de pessoas participaram.

Mas muitas perguntas permanecem, como o papel que Suleiman terá agora.

Segundo a TV al-Arabiya, o Conselho Supremo das Forcas Armadas pretenderia demitir o gabinete e suspender as duas casas do Parlamento. À noite, os militares voltaram a TV. Desta vez para dizer que em breve anunciarão as medidas para numa fase interina e que esperam atender as aspirações do povo.

Mantendo o tom dos últimos dias em que não entravam em confronto nem com um lado nem com o outro os militares elogiaram a renuncia de Mubarak \"no interesse da nação\", assim como os mártires que morreram nos protestos. Uma visita de Tantawi ao Palácio Presidencial, na noite de ontem, parecia deixar poucas duvidas sobre quem estava no poder.

O conselho vai emitir em breve um comunicado definindo as medidas e procedimentos e diretrizes a serem tomados, confirmando, ao mesmo tempo, que não há alternativa a legitimidade aceitável pelo povo. acrescentava o comunicado lido por um porta-voz.

Cautela diante de comando

Embora eleições livres tenham sido prometidas para setembro, a oposição adotou uma postura cautelosa, aguardando as próximas medidas para ver se os militares permitirão a transição democrática. Analistas estrangeiros lembravam o golpe militar que derrubou o rei Farouk em 1952.

Este e apenas o fim do inicio comentou Jon Alterman, do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington. O Egito não esta caminhando para uma democracia, mas para a lei marcial. Para onde vai agora e tema de discussão.

Destituído do poder, Mubarak deve enfrentar tempos difíceis. Organizações de direitos humanos ameaçam processa- lo. A Suíça anunciou que vai congelar os bens que o ex-ditador e sua família tenham no pais. A medida tem efeito imediato, segundo o chanceler Lars Knuchel, que não deu detalhes sobre o patrimônio dos Mubarak.

O governo (suíço) quer evitar qualquer risco de apropriação indevida de bens do Estado egípcio disse o chanceler.

FONTE O GLOBO

Nenhum comentário: