quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Partidários de Mubarak enfrentam manifestantes nas ruas do Cairo

Egípcios leais ao presidente rompem cerco e entram em confronto com opositores na praça Tahrir


CAIRO - Manifestantes contrários e favoráveis ao presidente do Egito, Hosni Mubarak, se enfrentam desde a manhã desta quarta-feira, 2, na praça Tahrir, no centro do Cairo. É a primeira vez que partidários do ditador saem às ruas, onde opositores há nove dias pedem sua renúncia.

De acordo com a rede de TV Al-Arabya, alguns dos manifestantes favoráveis a Mubarak receberam pagamento de 200 libras egípcias (US$ 34) para participar dos protestos. Os partidários de Mubarak romperam um cerco e derrubaram faixas e entraram em confronto com os manifestantes que estavam na praça. Imagens de televisão mostraram pessoas feridas e sangrando.

Uma testemunha disse à agência Reuters que paus e pedras foram usados nos confrontos. Segundo ela, dez pessoas ficaram feridas. "São esses capangas do partido de Mubarak. Estava na entrada da praça fazendo um bloqueio humano e uma pedra me atingiu", disse.

Ainda de acordo com manifestantes presentes na praça Tahrir, partidários de Mubarak usaram camelos e cavalos nos confrontos. Montados nos animais, eles brandiram chicotes contra os opositores. Depois de observar o confronto por quase duas horas, o Exército interviu, disparando tiros ao ar para dispersar os manifestantes.

Após Mubarak anunciar na noite de terça-feira que não ia disputar a reeleição grupos de manifestantes leais a ele saíram às ruas com facas e porretes. O confronto começou horas depois de um porta-voz do Exército ir à televisão estatal para pedir que os manifestantes deixem as ruas. Durante os enfrentamentos, soldados das Forças Armadas não intervieram.

Nenhum comentário: