sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Brasil não foi inventado por Lula, diz Itamar

No Senado, Itamar quer propor o fim da reeleição

Ex-presidente, que está na comissão de reforma política, quer acabar com a "ditadura partidária"
BRASÍLIA. Em sua segunda semana de Senado, o ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) mostrou que não aceitará o papel de coadjuvante. Indicado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para integrar a comissão especial da reforma política, Itamar adiantou que defenderá o fim da reeleição, que, em sua opinião, representa um dos maiores absurdos criados no país. Ele disse que a reeleição provocou o aumento da corrupção.

Além disso, Itamar promete estudar uma fórmula para acabar com o que chama de "ditadura partidária", onde um pequeno grupo comanda as legendas. Sua ideia é permitir candidaturas avulsas de pessoas em qualquer filiação, a qualquer cargo eletivo.

- Vou propor o fim da reeleição, ainda que tenhamos de estabelecer um mandato maior para os governantes, de cinco anos - disse Itamar.

Itamar não pretende ouvir calado colegas, especialmente do PT, que, segundo ele, acham que o Brasil foi inventado no governo do ex-presidente Lula. Ele interrompeu um pronunciamento no qual o senador José Pimentel (PT-CE), falando sobre os 31 anos do PT, ressaltava conquistas do governo Lula.

- Daqui a pouco, Vossas Excelências vão dizer que foi o presidente Lula que abriu os portos e não Dom João VI.

Mais tarde, já no cafezinho do Senado, Itamar foi surpreendido com um abraço por trás do senador Fernando Collor. Em seguida, ao ser abraçado do mesmo modo pelo senador Lindberg Farias, brincou:

- Quando me abraçar pelas costas, fale logo o nome.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: