sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OAB-RJ faz alerta contra indícios de desmobilização

Presidente da entidade envia ofício ao estado criticando desativação de hospitais e falta de assistentes sociais

Gabriel Mascarenhas

O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, enviou ontem um ofício ao governo do estado, pedindo providências contra o que chamou de "indícios de desmobilização" em Nova Friburgo. Entre os pontos citados por Damous, estão a desativação dos hospitais de campanha da Marinha e da Secretaria estadual de Saúde e a falta de assistentes sociais.

- Moradores contaram que estão sendo levados a alojamentos sem as condições mínimas de conforto. É necessário retirar as pessoas de áreas de risco, mas não jogá-las em qualquer lugar, como trastes. Mesmo o aluguel social: onde se pode morar com R$500? - perguntou Damous, acrescentando que as ações do governo não podem ser voltadas somente para a construção de casas.

O presidente da OAB-RJ disse que não queria ser leviano e ressaltou que estava apenas transmitindo aquilo que viu e ouviu na serra. Ele apontou ainda o risco de desemprego e os danos psicológicos causados pela enxurrada como temas prioritários para as políticas públicas:

- Não se pode esperar a mobilização vista no auge da crise, mas as cidades não vão se recuperar sozinhas. Os problemas são complexos. Muitas empresas acabaram, por exemplo.

A Secretaria estadual de Obras negou que esteja havendo desmobilização. O órgão informou que o hospital da campanha foi desmontado após a reabertura do hospital municipal e a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. A secretaria argumentou ainda que o vice-governador Luiz Fernando Pezão está acompanhando os trabalhos na serra e que foi montado um gabinete de reconstrução da região.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: