segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MST intensifica ação e ocupa 35 fazendas em SP

Reunião do grupo de José Rainha, no Pontal de Paranapanema, integra a ação chamada "Janeiro Quente"

João Alberto Pedrini*

PRESIDENTE PRUDENTE (SP). A onda de ocupações será intensificada esta semana, segundo José Rainha, dissidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) que ainda exerce liderança junto a grupos que lutam pela reforma agrária. Ontem, com uma nova ofensiva, o grupo de Rainha passou a ocupar 35 áreas na região do Pontal do Paranapanema, onde será realizada hoje uma reunião para planejar novas ocupações no chamado "Janeiro Quente".

A Polícia Militar não tem ainda um balanço com o número oficial de invasões, mas pretende reforçar o efetivo para as próximas semanas. O governo paulista, através do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), aguarda uma decisão da Justiça para discutir o programa de reforma agrária naquela região. Segundo a assessoria do Itesp, "os 92 mil hectares que o MST reivindica no Pontal foram julgados terra devoluta em favor do estado pelo Superior Tribunal de Justiça em agosto de 2010 mas, como ainda cabe recurso, o governo estadual só reivindicará as terras após julgamento."

- No meu entendimento, temos que fortalecer a luta pela terra e continuar agindo para pressionar o governo a agilizar as arrecadações para fins de reforma agrária - disse José Rainha.

Ninguém da direção nacional do MST foi encontrado ontem para comentar a ação comandada por ele.

Já foram registradas ações em diferentes cidades paulistas. Na sexta-feira à noite, em Tupã, a 514 quilômetros de São Paulo, cerca de 350 pessoas invadiram a fazenda Santa Elza. O grupo já começou a montar barracas, assim como em áreas nas regiões de Araçatuba e Agudos.

* Especial para O GLOBO

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: