quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Maia já tem o apoio de nove partidos

Com PR e PDT, já são nove os partidos que formalizaram apoio à candidatura de Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara. Juntos, eles somam 418 deputados. Ao todo, são 513 parlamentares. O acordo fechado pelas lideranças partidárias não garante, porém, que as bancadas sigam a orientação. O PDT formalizou o apoio ontem com o discurso de que a decisão foi unânime.

Mas há cálculos que mostram que pelo menos 4 dos 26 deputados federais do partido serão dissidentes. O PR realizou um encontro de homenagem à candidatura do petista na noite de terça-feira.

Dois dos candidatos mais votados do país, Tiririca (SP) e Anthony Garotinho (RJ), estavam presentes. A ausência mais notada foi a do deputado Sandro Mabel (GO), que articula sua candidatura à presidência da Câmara. Ele está consultando os colegas insatisfeitos para saber se lança candidato. Por enquanto, Maia é o único candidato oficial ao comando da Casa.

Outro partido que deve declarar hoje apoio ao petista amanhã é o PCdoB, depois de o deputado Aldo Rebelo (SP) desistir de concorrer ao cargo. O PSB, de Júlio Delgado (MG), outro que cogitou entrar na disputa pela presidência, também apoia Maia.

Além desses partidos, estão oficialmente com Marco Maia o PT, PMDB, PSDB, PP, DEM, PPS, e PSB.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: