sábado, 22 de janeiro de 2011

Lá Vem o Patto! ::Urbano Patto

Há momentos em que as pessoas, ao passar por períodos críticos de sua vida e de sua formação, aprendem com isso e modificam a sua personalidade e partem para uma nova etapa mais madura e, geralmente, mais sábia.

As sociedades também passam por situações parecidas, e no mundo urbanizado de hoje, as cidades são o espelho dessas mudanças e, espera-se, também resultem em mais sabedoria e maturidade coletiva.

Digo isso ao observar o momento político atual de Pindamonhangaba, no qual a polêmica gerada pelas denúncias sobre o contrato de fornecimento de merenda escolar para a Prefeitura, revela que a cidade vive uma crise de identidade, que pode ser comparada com a passagem da adolescência à idade adulta.

De um lado há uma clara vontade de encarar os problemas de modo sério, civilizado e adulto, papel claramente desempenhado pelo Prefeito Municipal que assim procede: Houve denúncias? Apure-se ou manda-se apurar. Há indícios? Exonera-se preventivamente. Há provas? Puna-se. Há problemas? Tomam-se providências para corrigi-los. Tudo isso de maneira calma, direta e firme, sem grandiloqüência, sem aparatos midiáticos e sem gritos.

De outro lado, mesmo que existam alguns que possam estar sinceramente convencidos de que fazem o que fazem pelo bem da cidade, parece haver uma mentalidade de que o bom mesmo é “armar um barraco” e que tudo se resume a um jogo sem regras e sem árbitro. São lançados desafios histriônicos por figuras menores guindadas momentaneamente ao estrelato; espalham boatos e histórias chocantes e inverossímeis; fazem confusões propositais com nomes, sobrenomes, datas e locais; buscam travestir disputas e relações comerciais entre particulares em coisas interesse público; citam promotores e delegados, (que nunca falam nada, e nem deveriam mesmo), propagam aos sete ventos informações que dizem ser segredo de Justiça e por aí vai.

Parece aquela coisa de moleque valente que quando está junto com sua “turminha” chama para brigar na rua: Cospe aqui, se for homem! Vamos resolver isso no braço, seu f...d...p...!

Para quem tem o mínimo de discernimento sobre a política local, ou da política em geral, não deve pairar qualquer dúvida, está se usando uma velha e conhecida estratégia, forçar que se mude o tom da discussão e que o campo do debate vá para a lama, terreno onde esse tipo de gente habita, conhece profundamente e luta melhor e onde, uma vez dentro, todos ficarão igualmente sujos, indistintamente.

Felizmente esse tipo de postura e de espetáculo deprimente vem perdendo sua atratividade e vai se esvaziando cada vez mais com maior rapidez. A sociedade tem avançado e se educado, ficando mais difícil de ser enganada e manipulada.

Pindamonhangaba, após essa crise de crescimento e de personalidade, sairá mais madura e mais sábia, e boa parte dessa mudança poderá ser creditada à serenidade, à paciência e ao espírito democrático do Prefeito João Ribeiro.

Urbano Patto, Arquiteto Urbanista e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, membro do Conselho de Ética do Partido Popular Socialista -PPS- do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com.

FONTE: JORNAL DA CIDADE PINDAMONHANGABA/SP

Nenhum comentário: