sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Filha de Lula também tem passaporte diplomático

DEU EM O GLOBO

Os outros quatro filhos também têm; família deixa forte

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O Itamaraty divulgou ontem que a filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian Cordeiro da Silva, também tem passaporte diplomático. O órgão já tinha confirmado que concedeu o documento a três netos menores de idade e aos outros quatro filhos de Lula. A lei só prevê o benefício para filhos de autoridades que têm até 18 anos, mas todos os filhos do ex-presidente têm mais do que isso.

Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o passaporte especial de Lurian foi emitido em 2007 e está para vencer. Lurian não teria solicitado a renovação do documento.

Ontem, Lula antecipou o fim de suas férias num forte do Exército e, de acordo com informações do Comando Militar do Sudeste, deixou ontem à tarde o Forte dos Andradas, no Guarujá, litoral paulista. A princípio, ele ficaria no local até a próxima terça-feira, dia 18.

Lula e grande parte da família do ex-presidente chegaram ao forte no dia 3 de janeiro, convidados pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Durante todo o tempo em que esteve hospedado, o ex-presidente não deixou o local. O forte tem um hotel preparado para receber militares graduados e já havia hospedado Lula outras cinco vezes, quando ele era presidente. Mesmo fora do cargo agora, as despesas da família de Lula na área militar foram pagas pelo Exército. O ex-presidente teria ido para São Bernardo do Campo, no ABC, onde tem um apartamento.

O ex-presidente foi criticado por usufruir do benefício de se hospedar em área militar após deixar a Presidência da República. O decreto 6.381, de 27 de fevereiro de 2008, que regulamenta a legislação sobre medidas de segurança para ex-presidentes da República, não trata da possibilidade de ex-mandatários se hospedarem em dependências do Exército ou em qualquer outro patrimônio da União.

Nenhum comentário: