segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FH defende política externa 'mais prudente'

Para ele, Brasil errou ao negociar paz entre o Irã e o Ocidente

Débora Berlinck

GENEBRA. Segundo Fernando Henrique Cardoso, o Brasil terá que escolher agora seu caminho: o país não pode se transformar "meramente num produtor de commodities".

- Quando os preços (das commodities) caírem, em que vamos apostar ? Não dá para apostar em tudo. Quais são os setores em que o Brasil terá vantagem comparativa? Vamos nos preparar para isso ?.

Fernando Henrique disse que também espera uma mudança de Dilma Rousseff na política externa, que, segundo ele, tem que ser "mais prudente". Ele aplaude a política de que o Brasil deve ter um desenvolvimento autônomo em matéria nuclear. Mas ele acha que o Brasil deu um passo errado ao tentar mediar um acordo entre Irã e potências ocidentais "sem ter os instrumentos efetivos para jogar um papel deste tipo".

- A política externa tem que ser mais prudente. Não fazer tanta excitação protagônica e coisas mais eficazes. Nós perdemos muito a presença em vários orgãos internacionais. A própria América do Sul, onde a posição do Brasil era de liderança inconteste, mas hoje em dia?

Para Fernando Henrique Cardoso, Lula perdeu espaço ao deixar "tanto protagonismo" ao presidente da Venezuela, Hugo Chavez. Ele também criticou o fato de Lula ter se "esquecido" de direitos humanos na sua visita à Cuba.

- Espero que a presidente Dilma não se esqueça disso (direitos humanos). Uma coisa é você fazer uma polítca pragmática, mas isso não impede que você mantenha sua posição de princípio nas questões que são de interesse humano.
FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: