sábado, 22 de janeiro de 2011

De ilusões a hipocrisias:: Valdo Cruz

Antes da guerra por cargos no governo Dilma, uma pesquisa revelou como poderia ser o relacionamento entre o PT e o PMDB, os dois partidos que formaram a aliança que elegeu a primeira mulher presidente do Brasil.

Feito pelo instituto FSB Pesquisa, o levantamento mostrou que os peemedebistas sonhavam em ter um excelente relacionamento com os petistas. Já esses não se encantavam tanto assim com o PMDB, o aliado de ocasião.

Ao serem questionados com que partido, além do PT, tinham melhor relacionamento, 38% dos parlamentares petistas citaram o PSB. O PC do B foi apontado como melhor parceiro por 30% dos petistas. Já o PMDB amargou a terceira posição, com 16% das citações.

Ao responderem à mesma pergunta, os peemedebistas declararam sua preferência circunstancial pelos petistas. Nada menos que 43% citaram o PT como o partido com o qual têm melhor relacionamento depois do PMDB.

Em segundo lugar, os peemedebistas citaram o PSB. O partido do governador Eduardo Campos foi citado por 11% dos peemedebistas. Em terceiro surgiu um partido de oposição, o PSDB, com 7%.

Realizada em dezembro do ano passado com deputados e senadores que vão tomar posse em fevereiro, a pesquisa revela que os peemedebistas sonhavam em se aproximar de vez dos petistas, de olho nos benefícios que poderiam colher como sócios diretos no governo.

Já os petistas não nutriam lá grande expectativa em relação ao PMDB. Pelo visto, anteviam o entrevero que surgiria à frente entre as duas legendas e, portanto, não podiam citar os peemedebistas como parceiro preferido.

Posso estar enganado, mas o resultado da pesquisa, hoje, seria bem diferente. Os peemedebistas seriam, creio, bem mais sinceros ao declarar sua preferência ou perderiam de vez qualquer ilusão depois da disputa pelas nomeações de cargos no governo Dilma.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: